quarta-feira, 28 de abril de 2010

A LEI NÃO JUSTIFICA O HOMEM.

A LEI NÃO JUSTIFICA O HOMEM.

É totalmente impossível, a um homem, ser justificado pelas obras da Lei (Gálatas 2:16 diz “ entretanto nós, cristãos judeus, sabemos muito bem que não podemos tornar-nos justos diante de Deus pela obediência às nossas leis judaicas, mas somente pela fé em Jesus Cristo, para que Ele tire os nossos pecados. E assim nós também já confiamos em Jesus Cristo, crendo que podamos ser aceitos por Deus mediante a fé – não porque tivéssemos obedecido às leis judaicas. Porque ninguém, jamais será salvo pela obediência a elas”. 3:11 “ Por conseguinte, é claro que ninguém jamais pode ganhar o favor divino pela tentativa de guardas as leis judaicas, porque Deus m esmo disse que o único meio pelo qual podemos ser justos aos seus olhos é pela fé. Como diz o profeta Habacuque: “O homem que encontra a vida, a encontrará por meio da confiança em Deus””. O homem que uma vez creu em Cristo, mas busca a justificativa pela obediência e conformidade à lei decaiu da graça (Gálatas 5:4 “Cristo é inútil para vocês se estão contando poder saldar a sua dívida para com Deus pela guarda daquelas leis; vocês se privaram da graça de Deus” isto é, ele renunciou os meios graciosos da salvação, em troca de um meio que só pode terminar em condenação o fundamento da justificação não é obediência à lei é a morte de Cristo. Sua morte é a suprema manifestação do amor de Deus pelos pecadores e o fundamento sobre o qual a justificação está assegurada: sendo agora justificados pelo seu sangue Paulo aos Romanos 5:9 diz:E já que por seu sangue Ele fez tudo isso por nós, embora isso fosse raramente possível, naturalmente. O fundamento da nossa aceitação não são nem nossas obras nem é nossa fé, nem a obra de Cristo dentro de nós; é o que Ele fez por nós objetivam,ente. Assim se fosse possível, a um homem, ser justificado através da lei, a morte de Cristo na teria sido de nenhum proveito> Gálatas 2:21 diz : Não sou daqueles que consideram sem sentido a morte de Cristo. Se pudéssemos ser salvos pela guarda da leis judaicas, então não havia nenhuma necessidade de Cristo morrer.

Extraído Estudo de Teologia do Novo Testamento – Ladd.
CULTO AO VIVO: PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO
AOS DOMINGOS ÀS 10 E ÀS 19 HORAS – www.pibrj.org.br

Nenhum comentário: