domingo, 16 de maio de 2010

PASTORAL 16/5/10

Pastoral
(Domingo, 16 de maio de 2010)

O Senhor é a minha luz

Diz o salmista: "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei?" (Sl 27.1). Vivemos no que os intelectuais rotulam hoje de um mundo secularizado. Movimentamo-nos no interior de uma cultura que não apenas rejeita mas até ridiculariza os valores da fé cristã. Mesmo não o afirmando publicamente, muitas pessoas vivem como se Deus estivesse morto. Mas o que não querem admitir é que, quando fazem isso, o que colhem é um enorme caos moral, social e espiritual. Se você duvida, leia o jornal amanhã de manhã.
O caos não tem porta de saída. Os homens tateiam no escuro, apalpando paredes de ferro, procurando solução. Sem a luz de Deus, as trevas inundam o ambiente, dão o tom e ditam o ritmo da vida. Que fazer?
Para o rei Davi, o Deus Vivo e Verdadeiro é o caminho que pode nos resgatar do caos: "O Senhor é a minha luz...", escreveu. Não admira que ele tenha se tornado o principal rei de Israel, em cujo reinado o reino foi de maior prosperidade e expansão. Ele é o modelo que os reis seguintes tentarão reproduzir. Quando alguém teme o Deus Vivo, sua vida será uma bênção, seja ele um rei importante pisando em finos tapetes no palácio, ou uma menina escrava, tentando sobreviver numa terra estranha (2Rs 5.1-5,14).
Nem é preciso dizer que a luz de Deus não se apaga com os tufões da vida. Ela não se desgasta com os ataques do tempo. O combustível que a mantém acesa provém da eternidade. É, portanto, luz que jamais se apaga.
Antes de Deus criar o mundo, o que havia era o caos. Mas, para provar que caos e Deus não combinam, a primeira coisa que Deus criou foi a luz: "Disse Deus: Haja luz; e houve luz" (Gn 1.3).
Se começa dizendo que Deus criou a luz, a Bíblia termina dizendo que a luz de Deus tem duração eterna: "Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre ele..." (Ap 22.5). Você já pode dizer "O Senhor é a minha luz"?
Pr. João Soares da Fonseca

Nenhum comentário: