4.8 Fartos... ricos... reinar (Ap 3.17). Embora novos na fé se orgulharam, achando que já haviam alcançado um grau de espiritualidade maior do que seus mestres. Sem nós, i.e., deixados para traz. Tomara. É ironia.
4.9 Pôs. Exibiu, em último lugar, i.é., na procissão, o lugar dos condenados. A figura trata de gladiadores lutando com feras na arena romana, sendo observados por multidões de testemunhas humanas e celestiais (15.32; Ef 3.10; Hb 10.33; 12.1).
4.11 Até à presente. Paulo escreve de Éfeso (cf 15.32; 16.8,9).
4.12,13 Os gregos desprezavam o trabalho manual (1 Ts 2.9; 2 Ts 3.8ss). Injuriados, com palavras, perseguidos, com atos.
4.14-16 Admoestar. Criticar em amor. É o dever do pai (Ef 6.4). Receptores (gr paidagogos), eram escravos que supervisionavam e acompanhavam os rapazes à escola (Gl 3.24). Paulo, pai espiritual único, usa seu direito de pedir aos filhos para imitá-lo (11.1; 1 Ts 1.6).
4.17 Timóteo. Talvez já estivesse a caminho de Corinto (At 19.22; Rm 16.21). Meus caminhos. Conteúdo da fé cristã e seu método de vivê-lo (11.2; 2 Ts 2.15).
4.20 Reino de Deus. O reino ou área de controle imediato de Cristo (Cl 1.13).Cf Lc 17.21; Rm 14.17-18. Sua consumação é futura.
4.21 Vara. Em sentido figurativo. Seria a autoridade apostólica na disciplina (cf 2 Co 10.8;13.10).
Texto áureo: Portanto santificai-vos, e sede santos pois eu sou o Senhor vosso Deus (Levítico 20:7).
Favor ler 1ª Coríntios 5:1-13
O apóstolo agora aborda um assunto muito delicado. Além das lamentáveis divisões, havia na igreja de Corinto um grave pecado moral que contaminava a igreja inteira, apesar de cometido por um só indivíduo ( compare com Josué 7:13). Esse “fermento” de maldade, que deveria levar os coríntios à dor, à aflição e ao abatimento, não os demoveu de ser arrogantes (de sua “jactância”, v. 6). É como se um homem leproso quisesse encobrir sua doença escondendo suas chagas debaixo de roupas luxuosas. Em nome do Senhor, o apóstolo clama por sinceridade e verdade (v.8). Ele não hesita em expor esse mal, sem tentar agradar a ninguém. Antes de qualquer serviço ou testemunho cristão, é necessário que a consciência esteja em ordem. E a santidade requer que os crentes se mantenham afastados das que vivem em pecado, mesmo daqueles que se declaram filhos de Deus (v.11). Qual é o principal motivo pelo qual devemos guardar-nos, individual e coletivamente, de toda a comunhão e de toda a indiferença no trato com o mal? Não é nossa superioridade em relação aos outros, mas sim o infinito valor do sacrifício dAquele que expiou os nossos pecados (v. 7).
COMENTÁRIOS
5.1 Imoralidade (gr porneia) de qualquer tipo. Possuir, como esposa. A madrasta possivelmente era viúva ou divorciada. O incesto era contra a lei judaica (Lv 18.7,8; Am 2.7) e romana.
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