segunda-feira, 7 de abril de 2008

EFÉSIOS PAG. 61

Texto áureo: Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque ele é a nossa paz (Efésios 2:132-14).

Favor ler Efésios 2:11-22

Em comparação com povo judeu, a condição das nações gentias era particularmente miserável. Elas não tinham nenhum direito às promessas feitas pelo Senhor a Abraão e a seus descendentes (Romanos 9:4). E nós fazíamos parte desses estrangeiros. Sim, recordemos (v.11) aquele triste tempo em que estávamos sem Cristo e, conseqüentemente, sem esperança e sem Deus no mundo. Assim, tudo o que possuímos agora nEle nos parecerá muito mais precioso. Temos mais que um mero pacto com Deus: o dom imerecido da paz (Romanos 5:1), garantido pela presença do Senhor Jesus no céu. “Porque ele é a nossa paz” (v.14). É Ele também que a fez (v.15,final). E pagou por ela todo o preço. Finalmente, é Ele quem a evangelizou (v.17). Não queria conceder a nenhum outro o privilégio de anunciá-la a Seus queridos discípulos na tarde de Sua ressurreição: Paz seja convosco!, disse-lhes (João 20-21; Isaías 52-7); e logo acrescenta: “Assim como o Pai me envio, eu também vos envio”. Nós, que temos ouvido e crido nas boas novas do Evangelho, somos responsáveis de torná-las conhecidas a outros O final do capítulo nos mostra a igreja de Deus como um edifício em construção (ver Atos 2: 47) funda do sobre Cristo, a principal pedra angular, para ser aqui na Terra habitação de Deus no Espírito”.

COMENTÁRIOS

2.11 A distinção entre gentios e judeus, removida em Cristo (Cl 3.11), fez obsoletos os temores “circuncisão” e “incircuncisão”.

2.14 Parede da separação. Parece ser uma alusão à barreira na corte dos gentios no templo em Jerusalém. Já foram encontradas duas inscrições proibindo, sob pena de morte, a entrada no recinto cercado pela barreira. Corresponde à barreira da lei (v 15) judaica.

2.15 Novo homem. É a Igreja, que é o Corpo de Cristo (cf 4.23), a “nova criação” de gl 6.15. Esta unidade se baseia na participação do Espírito (vv 18,22).

2.20 O fundamento foi lançado pelos apóstolos e profetas cristãos (3.5; 4.211). Toda a estrutura depende de Cristo, a pedra angular (uma designação messiânica, cf Is 28.16 e Mt 21.42).

2.21 Bem ajustado pelo Arquiteto Mestre que incluiu os gentios integralmente e não os fez como um anexo ou uma simples dependência.


Texto áureo: A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o Evangelho das insondáveis riquezas de Cristo, e manifestar qual seja a dispensação do ministério...para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida .

(Efésios3.8-10).

61

Nenhum comentário: