segunda-feira, 7 de abril de 2008

EFÉSIOS PAG.68

os que têm um padrão (vv.5-8) ou subordinados (v.9). O nosso trabalho nos dará todos os dias a oportunidade de pôr em prática esses versículos, a saber, fazer de coração a vontade de Deus. Estamos continuamente sob Seus olhos (v.6). Mas necessitamos de força. Onde a encontraremos? No Senhor (v.10). Ele nos capacitará a enfrentar os temíveis inimigos invisíveis: as potestades espirituais da maldade satânica que nos ameaçam. Porque Cristo mesmo está sentado “nos lugares celestiais, acima de tudo principado, e potestade, e poder, e domínio...”, havendo logrado sobre eles a vitória da cruz (Efésios 1: 20-22; Colossenses 2: 15).

COMENTÁRIOS

6.4 Disciplina e admoestação, isto é, guiar através dôo ensino e correção. Os pais estão no, lugar de Deus perante os filhos menores. Tem a responsabilidade de controla-los e conduzi-los nos caminhos do Senhor. Os filhos têm a obrigação de obedecer aos seus pais no Senhor (6.1).

6.6 À vista quer dizer só trabalhar quando o patrão estiver olhando (cf Cl 3. 22 nota).

6.8 Receberá... do Senhor. O galardão mais importante do que nosso salário é aquele que Deus nos dará na Sua vinda (Mt 25. 21, 23, 34).

6.10 Sede fortalecidos (gr endunamousthe). Aparece na LXX usada por Gideão (Jz 6.34). É favorito de Paulo. Só teremos vitórias sobre nosso inimigo se nos fortalecermos no Senhor diariamente.

6.12 Dominadores deste mundo. Não lutamos com sangue e carne mas contra as forças demoníacas organizadas numa hierarquia que domina a humanidade e o mundo (Cf Rm 8.19-23,38). O príncipe destes poderes é Satanás (2.2) que controla todas as camadas na rebelião contra a suprema autoridade de Deus (cf 2ª Co 4. 4; Jo 12. 2). Só a maior força de Cristo, que venceu estas forças na cruz (Cl 2. 15). Pode dar-nos a vitória (vv 10.13).


Texto áureo: Quando ao mais, sede fortalecidos no Senhor... Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo (Efésios 6:10-11).

Favor ler Efésios 6:13-24

Para manter-nos firmes contra esses terríveis inimigos do mundo espiritual, as armas do homem são totalmente ineficazes. Seria o mesmo que lutar com os punhos contra tanques e mísseis (ver Jô 41:1). Mas Deus põe à nossa disposição Sua armadura (comparar com Romanos 13:12). Quais são as várias partes desta armadura ? A verdade como um cinto – a força que vem da obediência à Palavra; por meio dela, o Senhor Jesus triunfou quando tentado no deserto. A justiça como couraça – uma inabalável e irrepreensível conduta perante os homens O Evangelho da paz como calçadoum caminhar ativo na paz a fim de preparar as almas para receber a verdade. A como escudo – uma confiança absoluta em tudo o que Deus é. A salvação como capacete – a mesma confiança no que Deus tem feito. Assim vestidos e protegidos, poderemos contra-atacar vitoriosamente com a espada do Espírito em a oração.

68

Nenhum comentário: