domingo, 6 de abril de 2008

1ª TIMÓTEO PAG.100

Texto áureo: Ora o intuito da presente admoestação visa o amor que procede de coração puro e de consciência boa e de sem hipocrisia (1ª Timóteo 1:5).

Favor ler 1ª Timóteo 1:1-11

Conhecemos Timóteo no capítulo 16 de Atos. Preciosos eram os vínculos de Paulo com seuverdadeiro filho na ”. Contudo, ele lhe escreve na qualidade de apóstolo, para enfatizar a autoridade que ele lhe confere. A esse jovem discípulo foi confiada uma difícil tarefa.: conduzir cada um à maneira em que deve proceder na igreja (3:15). Um mandamento, cujo fim era o amor, tinha sido dado a ele. Do mesmo modo que os tribunais não são para as pessoas honestas, a lei não é mais pertinente aos justificados (v.9). O conveniente de em diante é o amor, cuja fonte está em Deus. Este foi derramado em nosso coração pelo Espírito (Romanos 5:5). Para que não permaneça em nós como água estancada, mas antes flua através de nós e jorre para o proveito dos demais, nenhum canal deve estar obstruído. O amor brota de umcoração puro”: o qual está desvencilhado de todo ídolo; de uma “consciência boa”: a qual não tem nada pelo que condenar em si mesma (Atos 24:16); e de uma sem hipocrisia”.: livre de toda a forma de hipocrisia (2ª Timóteo 1:5). Se essas condições não são cumpridas, o nosso cristianismo não será nada mais que uma “loquacidade frívola”(v.6).

Quão maravilhoso é o contraste entre a lei que amaldiçoa o pecador e a graça que o transporta ao goza da glória e da felicidade de Deus!

COMENTÁRIOS

1.1 Apóstolo. Indica o caráter oficial da carta, assim como “filho” no v 2 ressalta o aspecto pessoal. Deus, nosso Salvador. O termo “Salvador” não raramente se aplica a Deus Pai. No AT, o sentido é “Libertador”, cf também Fp 3.20-21.

1.2 Timóteo. Significa “quem adora a Deus”. Verdadeiro filho. Pensa-se que Timóteo tenha presenciado o apedrejamento de Paulo em Listra (At 14. 19-20), tornando-se crente e filho espiritual de Paulo naquela ocasião.Mais tarde, tornou-se seu companheiro (At. 16. 1-4).

1.3 Certas pessoas. Expressão indefinida. Paulo não quis apontar ninguém. Outra doutrina. Lt “heterodoxia”, do gr hetero, “radicalmente diferente”, e não allos, “outro”, “diferente, mas da mesma classe”. Admoestadores. Um termo forte para mandar desistir.

1.4 Fábulas e genealogias. Há duas interpretações: 1) mitos gnósticos (a doutrina das emoções); 2) mitos judaicos (lendas talmúdicas), cf Tt 1.14 “Fábulas judaicas”.

1.6 Loquacidade frívola. Dá a idéia de mera especulação vã. As pessoas descritas não chegam à verdade por este meio, e até se desviam das verdades essenciais da fé cristã.

* N. Hom. 1.1-7 Dois tipos de ministros. 1) O ministro fiel (Timóteo): Salva (v 2); Diligente (v 3); contrário ao erro (vv 3 e 4); Defensor da verdade (v 3). 2) O ministro falso: Heterodoxo (v 3); Supersticioso (v 4); Pretensioso (v 7).

1.11-14 O apóstolo Paulo recebe a graça necessária para pregar.


Texto áureo: Sou grato para com aquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim que noutro

100

Nenhum comentário: