segunda-feira, 7 de abril de 2008

GÁLATAS PAG. 50

14) É que o fato de encorajar os crentes a retornar ao judaísmo e a confiar nas obras estava, na realidade, dizendo que a obra do Senhor Jesus não era suficiente. Eis como muitos cristãos em nossos dias parecem pensar. Eles reconhecem em princípio, o valor expiatório do sacrifício de Cristo, mas, ao mesmo tempo, fundamentam a salvação sobre suas próprias obras e sobre a prática de sua religião. Fazem o que podem e contam com Deus para o resto. Respondemos a eles com o versículo 16: “... o homem não é justificado por obras da lei, e, sim, mediante a em Cristo Jesus”. Um meio tão simples? Sim, mas proporcionado por uma Pessoa imensamente poderosa! É o “Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (v.20). Qual é minha parte nesta obra? A que pode ter um morto, a saber, nenhuma. Tendo sido crucificado com Cristo, estou livre da lei e, “logo, não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”. Amigo leitor, a quem o Senhor ama; você pode fazer suas essas benditas declarações com toda a sinceridade?

COMENTÁRIOS

2.11-14 Cefas (Pedro), que tinha experimentado a liberdade que há em Cristo depois da visão em At 10.10-35, começou a comer com os gentios em Antioquia. Quando vieram os judaizantes de Jerusalém, Pedro, hipócritamente deixou de seguir o princípio dado pelo próprio Deus. Será que devemos aceitar este apóstolo mais do que qualquer outro como infalível? Sendo, como afirmam alguns, o primeiro papa?

2.15-21 É uma declaração da diferença fundamental entre a lei e o evangelho, concluído com uma afirmação da fé viva e pessoal do apóstolo.

2.15 Pecadores dentre os gentios. Do ponto de vista de um judeu consciente, todos os que não guardavam a lei eram “pecadores” (cf Mt 11.19; Mc 2.15-17; 14.41; Lc 15.1,2) Este é também o sentido de “pecadores” no v 17.

2.16 Justificado... mediante a fé em Cristo. O tema desta epístola aparece aqui pela primeira vez. O resto da epístola é um comentário sobre o mesmo.

2.18 Edificar. Significa deixar Cristo e voltar para a lei. Isso seria muito pior do que comer com um gentio e, conseqüentemente, ser visto com um “pecador”.

2.19 Mediante...lei. Paulo conheceu a impotência total desse maio de ganhar a justificação. A nova vida da ressurreição a autêntica vida de Cristo, outorgada pelo Espírito Santo, cancela de uma vez a relação com a Lei. * N.Hom. O caminho da liberdade é ser capacitado para fazer aquilo que devo fazer. Isto é viver para Deus. 1) É possível morrendo para alei como meio de salvação. 2) É possível se realmente consideramos que fomos crucificados quando Cristo morreu por nós. 3) é Possível se Cristo (pelo Espírito) vive em mim; o que também é possível para mim, pela fé, viver nEle (cf Jo 15.1-5).


Texto áureo: Aquele, pois que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura o faz pelas obras da lei ou pela pregaçao da fé
(Gálatas 3:5

Favor ler Gálatas 3: 1-14.

O plano geral da epístola pode desdobar-se assim: capítulo 1 e 2: testemunhos pes-

50

Nenhum comentário: