segunda-feira, 7 de abril de 2008

2ª CORÍNTIOS PAG. 46

Favor ler 2ª Coríntios 13: 1-14

O tema da primeira epístola aos coríntios era a Igreja. O Tema da segunda é o ministério ou serviço cristão. Encontramos nela os sentimentos, as súplicas, as fadigas, as aflições morais e físicas do servo do Senhor. Paulo não era mais que um simples instrutor, e não desejava um destino melhor do que o destino que seu Mestre teve aqui na Terra. Cristo viveu no mundo em humilhação e foi “crucificado em fraqueza”; mas agora vive, ressuscitado pelo, poder de Deus (v.4).

Ao termino de sua epístola, Paulo dirige a Deus uma oração a favor de seus amados coríntios. Ela se resume em uma palavra o aperfeiçoamento deles (v.9). Mas, ao mesmo tempo, Paulo os exorta: aperfeiçoai-vos (v.11). Porque pedir ao Senhor que nos ajude não nos isenta de nossa responsabilidade em procurar com zelo progredir em nosso andar e em nosso serviço cristão.

Paulo lhes diz ainda: “Consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz..” (v.1).

Que todos os nossos leitores tomem para si mesmo essas exortações e experimentem a promessa que está ligada a elas. Sim, que “a graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (v.14)

COMENTÁRIOS

N.C.da Bíblia Última exortação (113:1-10) Terceira vez (1). Podemos entender as três visitas assim: a registrada em At. 18.1, a visita de que ele desistiu (ver 1.16) e esta que agora tem em mira (ver a Introdução). Sabe o apóstolo existirem membros na Igreja de Corinto que persistem no pecado (2) É admissível que a situação lá fosse muito difícil para os cristãos, devido ao ambiente de baixo padrão moral; o apóstolo está lutando decididamente para arrebata-los das garras do pecado.

13.4 Fraqueza. Não se explica a crucificação do filho de Deus senão pela fraqueza por Ele assumida voluntariamente (Fp 2.8; 1ª Pe 3.18). O poder em que Cristo agora vive e a opinião de Deus que se manifestou na ressurreição (Rm 1.4;6.4). Seus discípulos também são fracos à vista do mundo, mas poderosos em Cristo (Fp 4.13).

13.5 Examinai-vos (g peirazõ). Testar, tentar, cf Ts 1.12. Estais na fé. Fala do essencial do evangelho, o credo objetivo sem o qual não há salvação. Aquele que realmente esta na fé tem o Espírito e produz Seu fruto (Gl 5.22; Mt 7.16). Provai-vos (gr dokimozõ). Trata-se de testar a autenticidade de uma moeda quando ela cai no mármore, indica se é composta de prata ou de chumbo. No julgamento final, Deus testará a fé e se for genuína, salvará aquele que a tem.

13.8 Nada podemos contra a verdade. O princípio geral, aqui reconhecido, é que a luta contra a verdade, seja científica, histórica ou em qualquer campo não deixa de ser uma luta contra Aquele que é a Verdade.

13.9 Vós, fortes. Isto é, em graça e dons concedidos por Deus. Aperfeiçoamento (cf Ef 4.12). Aponta para a preparação total para enfrentar toda necessidade e emergência. Este preparo se adquire apenas por treinamento e experiência (cf 2 Tm 2.15).

13.13 A benção apostólica aponta para a trindade. A graça de Cristo nos revela o amor de Deus (cf v 11) que, por sua vez, nos dá a filiação por meio do Espírito Santo que produz comunhão fraternal entre os filhos de Deus.

46

Nenhum comentário: