segunda-feira, 7 de abril de 2008

2ª CORÍNTIOS PAG. 34

ra logo em seguida reconhecê-los apagados e perdoados para sempre pelo sangue de Cristo. A Bíblia não dá fundamento para a doutrina de um purgatório onde as almas dos cristãos devem ser purificadas.


Texto áureo: E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas passaram; eis que se fizeram novas (2ª Coríntios 5:17).

Favor ler 2ª Coríntios 5:11-21

O apóstolo Paulo desejava ardentemente a glória celestial (v.2), mas, enquanto esperava por ela, com o mesmo ardor procurava ser agradável ao Senhor (v.9). Não vivia mais para si mesmo; com o corpo e com a alma, ele era escravo de Cristo, que por ele morreu e ressuscitou (v.15). O Senhor o havia chamado – bem como a todo o redimido – para ocupar uma altíssima função: a de embaixador do soberano Deus, a fim de oferecer, da parte dEle, a reconciliação ao mundo. No intuito de cumprir essa missão e persuadir os homens, duas grandes razões impulsionavam o apóstolo: a consciência do juízo pois ele conhecia o temor devido ao Senhor (v.11); e o amor de Cristo pelos homens, amor sem o qual o mais eloqüente dos pregadores não é mais do que o bronze que ressoa (v.14; 1 Cor. 13:1). Em que consiste a mensagem da reconciliação? Cristo, o único homem sem pecado, foi identificado na cruz com o próprio pecado, a fim de expiá-lo. Assim, pela graça, Deus anulou o pecado que nos separava dEle (v.21). “As cousas antigas passaram.” Deus não as conserta Ele se agrada de fazê-las novas criaturas (v.17). Mas, antes de tudo, você está reconciliado com Ele?

COMENTÁRIOS

5.11 O temor* N. Hom. As duas fontes, neste versículo, de motivação para o ministério são: 1) o temor (reverência) para com Deus; 2) o amor de Deus em Cristo por nós (14). Persuadimos. Todo e qualquer argumento lógico e válido deve ser empregado para persuadir o homem inteligênte.

5.14.15 Todos morreram. A solidariedade dos remidos com Cristo assegura a participação na experiência do seu Chefe (cf Adão e seus descendentes em Rm 5.12). Essa morte com (ou em) é o passo essencial para a nova vida para Crsito (15; Gl 2.20; Rom; 3) uma nova criação (17).

5.16 Segunda morte. I.e., segundo o ponto de vista humano, em contraste com o divino.

5.18,19 Tudo provém de Deus. É notável que Paulo emprega oito verbos neste parágrafo tendo Deus como sujeito. Deus é o Reconciliador. Aquele que une o pecador rebelde com seu santo Criador. Cristo é o Agente dessa reconciliação (18,19). Nós somos os embaixadores (19). Deus confiou nas mãos de todos os reconciliados o privilégio de anunciar essa boa nova; A palavra. É o evangelho. Inclui um apelo (20; 6.1,2), sendo essencial que o inimigo rebelde se submeta e se entregue ao Senhor.

5.20 Embaixadores. Juntamente com “apóstolo”, "embaixador” sugere a idéia de alguém enviado no,lugar do seu senhor ou rei e autorizado com a sua autoridade. Em nome. Quer dizer: “com autoridade de...” * N.Hom. Embaixador de Cristo: 1) É um cidadão do céu (Fp 3.

34

Nenhum comentário: