segunda-feira, 7 de abril de 2008

2ª CORÍNTIOS PAG. 33



Texto áureo: Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo (2ª Corintios 5:10).

Favor ler 2ª Coríntios 4:16-18 e 5:1-10

Quando cuidado nós dispensamos para conservar e aprimorar o “nosso homem exterior”!(v.16). Que bom seria se o “nosso homem interior”! Fosse tão bem tratado como o exterior! O que renovava o coração do apóstolo era esse eterno peso de glória, se nenhuma comparação com as tribulações que estava passando. Andando “por ” e não por vista (v.7), com os olhos da alma fixados nas coisas que não se vêem, mas que são eternas, ele desfrutava do penhor do Espírito (v.5). Esta é a razão pela qual o apóstolo não desfalecia (4:1 e 16). A idéia do tribunal de Cristo deveria produzir constantemente em nosso coração muito temor e ardor! Nossa salvação esta assegurada; não compareceremos para condenação, mas, como num filme, nossa vida inteira será mostrada, revelando tudo o que fizemos, “ bem ou o mal”, e então receberemos o nosso galardão. Porém, ao mesmo tempo, o Senhor nos mostrará como a Sua graça brilhou, mesmo através de nossos pecados. Um artista que acabou de restaurar um retrato deteriorado enfatiza seu trabalho colocando ao lado a foto original. Como freqüentemente somos insensíveis ao pecado, também subestimamos a graça que nos perdoa e nos suporta. O tribunal de Cristo nos fará experimentar toda a imensidão dessa graça.

COMENTÁRIOS

4.16 Por isso. Baseando-se na esperança segura da ressurreição (14) e no fim dos seus sofrimentos (15), Paulo fica bem animado (4.1; 5.6). Estas aflições são temporárias e leves em comparação com a glória eterna vindoura (17). * N. Hom. Contrastes na vida cristã. 1) Entre o corpo fraco e o espírito renovado (16). 2) Entre o presente doloroso e o futuro glorioso (17). 3) Entre as coisas visíveis, temporárias, e as vcoisas invisíveis, eternas.

5.1 Casa terrestre. Nosso corpo físico. Se desfizer. Trata-se da morte. Umedifício. Nosso abrigo seguro na presenaç de Cristo (Jo 14.2; Fp 1.23; Lc 16.9; 23.43; 2ª Co 12.24), mas não o corpo da ressurreição que teremos só na vinda de Cristo.

5.3 Se, todavia, formos. O texto e a trudução mais seguros são: “para que sejamos...” Paulo não duvida que será revestido.

5.4 Mortal seja absorvido. Estar com Cristo é o primeiro estágio da imortalidade que culmina na ressurreição (1ª Co 15.51-54).

5.5 A garantia da plena vitória sobre a morte é a presença do Espírito no coração (Rm 8.11,17,10-25). Ele é o sinal do pagamento (Ef 1.13,14).

5.7 Andamos por fé. A certeza que este futuro glorioso nos espera, controla todas as nossas ações e atitudes (Rm 8.24).

5.9 Esforçamos (gr philotimoumetha, “fazemos nossa ambição”.em corpo ou fora do corpo, o alvo de Paulo seria de agradar unicamente a Deus.

5.10 Ainda que o crente se salve da condenação eterna pela justificação plena que a fé em Cristo alcança (Rm 5.1) ele será julgado por suas ações (1ª Co 3. 13-15). Possivelmente veremos e lembraremos momentâneamente os nossos pecados e faltas, pa


33

Nenhum comentário: