segunda-feira, 7 de abril de 2008

EFÉSIOS PAG.67

considerada atualmente, pelo menos nos países ocidentais, um princípio antiquado. Mas se o amor de Cristo constitui a atmosfera de um lar, o marido não exigirá nada que seja arbitrário, e a mulher, por sua vez, reconhecerá que tudo o que lhe é pedido corresponde à verdade do Senhor. Com efeito, é amor que governará a atitude do marido. E novamente o perfeito Exemplo nos é apresentado: Cristo em Sua divina afeição pela igreja. Nos capítulos 1 (v.23) e 4 vemos a Igreja como Seu corpo e Ele como a Cabeça. No capítulo 2, a Igreja é a pedra angular. Finalmente, aqui ela é Sua esposa. Como tal, recebeu, recebe e continuará a receber as mais excelentes demonstrações de Seu amor. Ontem, Cristo Se entregou a Si mesmo pela Igreja (v.2). Hoje, Ele a cerca com Seu cuidado, purifica-a, alimenta-a e com ternura a prepara para o glorioso encontro (vv. 26,29; 4:11). Amanhã Ele a apresentará a Si mesmo, para Seu gozo, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas gloriosa, santa e irrepreensível, porque ela será então revestida de Sua própria perfeição (v.27).

COMENTÁRIOS

5.23 Salvador do corpo. Assim como Eva estava sujeita a Adão, porque fora formada do seu corpo, a Igreja, Noiva de Cristo, está sujeita a Ele, porque Jesus deu o Seu corpo na cruz por ela. Assim, a Igreja só pode existir em união íntima com Cristo e em submissão total a Ele. Sua vontade fica claramente exposta na Bíblia especialmente no NT.

5.25-27 Entregue por ela. O propósito da morte de Cristo (cf 25-27) com respeito a sua Noiva é: 1) Santificação – separação completa para Ele. 2) Purificação – lavagem do pecado no Seu sangue (simbolizada no batismo de arrependimento, Ap 1.5; At 17.17). 3) Apresentação se Si mesmo na sua vinda (cf Mt 22.1-14): a) gloriosa (Jo 17.22.24; 1ª Jo 3. 2,3); b) sem mácula nem ruga (cf 1.4); c) santa e sem defeito (Cl 1.22).

5.28Assim também. O amor sacrificial de Cristo é o exemplo do amor que o marido cristão deve para a Sua esposa.

5.31 Numa só carne. O mistério das união do homem com a sua mulher é um tipo de união mais alta de Cristo com os Seus num só Corpo ou numa só existência.


Texto áureo: Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim contra os principados e potestades... (Efésios 6: 10-12).

Favor ler Efésios 6:1-12

Não suponhamos que esta epístola, a qual expões verdades tão elevadas e às vezes abstratas, tenha sido escrita apenas para crentes experimentados, os varões perfeitos mencionados em Efésios 4: 13. Aqui o apóstolo está dirigindo-se diretamente aos filhos. O que ele tem a lhes dizer é bem simples: “Obedecei a vossos pais”; considerai essas instruções como se fossem as do Senhor. Esta disciplina, por mais penosa que às vezes possa parecer, corresponde às instruções que os pais receberam acerca de seus filhos (v.4).

Quanto aos servos e aos senhores, o que lhes é recomendado se aplica a todos

67

Nenhum comentário: