segunda-feira, 7 de abril de 2008

GÁLATAS PAG.52

dessa lei, tomando sobre si a maldição por eles merecida (Hb 2.10-15), e pagando sua penalidade.


Texto áureo: Mas, antes que viesse a , estávamos sob a tutela da lei, e nela encerrados, para essa que de futuro haveria de revelar-se ... Mas, tendo vindo a , não permanecemos subordinados ao aio ... Por que todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes . (Gálatas3:23,25,27.)

Favor ler Gálatas 3:15:29

O apóstolo explica por que a lei em nada muda as promessas divinas. Estas foram feitas antes da lei, e Deus não pode desfazê-las. E, particular, elas foram feitas à semente de Abraão, a saber, a Cristo (v.16). Nada poderia anular ou contradizer o que Deus tinha garantido ao Seu Amado – e aos que lhe pertencem. “Qual, pois, a razão de ser da lei ?” (v.19). Ela tem sido comparada a um espelho. Ela mostra a minha sujeira, mas é tão incapaz de retirá-la de mim quando é o espelho de levar-me. Não é esta a sua função. A lei serve para me convencer de pecado e por isso mesmo me conduz a Cristo (v.24). Depois disso o seu papel é concluído, como o mestre que preparou seus alunos para ascender a um nível mais elevado. Penosa escola, na verdade, é a da lei! Ela me ensina que sou um pecador, mas não me torna justo; revela-me que estou morto, mas não tem o poder de me fazer viver; faz-me ver que careço de força, mas não me dá nenhuma. Tudo o que falta encontro então no Senhor Jesus.

O batismo é um sinal público de que o redimido tem sido posto à parte para Cristo, por meio de Sua morte. Você, que foi batizado, é realmente um filho de Deus mediante a em Cristo Jesus? Foi verdadeiramente revestido de Cristo? (vv.26-27). É algo muito grave vestir um uniforme que não lhe é autorizado.

COMENTÁRIOS

3.16 Descendentes.Isaque era em sí uncapaz de trazedr as b ênçãos a todaos os povos (cf 8). Portanto, Cristo é a vcerdadeira “semente” (singular em Gn 12.7; 22,18), em quie as promessas têm o seu cumprimento.

3.17 O princípio da fé é anterior e mais fundamental do que a lei mosaica. A cronologia aqui usada aparece na L X X. Os manuscritos hebraicos limtam os 430 anos ao período em que os israelitas ficaram no egito (Êx 12.40).

3.19 Viesse o descendente. Refere-se novamente a Cristo (cf 16n). A lei fopi interpolada para que os judeus reconhecessem as transgressões (Rm 3.20). Em contraste com a promessa, a lei foi promiulgada por anjos (cf At 7.38,53), e Deus ficou à parte. Em Cristo, Deus diretamente até ao crente dando-lhe o Seu Espírito (14).

3.22 Escritura. Aqui abrange os textos citados em prol do argumento de que a lei é secundária, dada para encerar todos sob o pecado e de que a fé é promária porquer concede a vida (21).

3.24 Aio (gr paidagõgos). Era o escravo que conduzia as crianças seguramente e vigiava todas as suas atividades com disciplina severa. A lei conduz o homem a Cristo porém Ele tira o pecado.

52

Nenhum comentário: