segunda-feira, 7 de abril de 2008

FILIPENSES PAG.77

Texto áureo: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja o que ocupe o vosso pensamento (Filipenses 4:8).

Favor ler Filipenses 4:1-9

“Alegrai-vos sempre no Senhor”, insiste o apóstolo. Não obstante, não lhe faltam motivos para chorar (3:18). Uma infeliz discórdia separa duas irmãs. Evódia e Síntique, e altera a igreja. Paulo exorta- ou antes suplica – a cada uma delas pessoalmente. Que elas aprendam – e nós também – a grande lição de Filipenses 2:2 (comparar Provérbios 13:10). É nossa gentileza conhecida por nossos irmãos, irmãs e amigos? Quantas disputas cessariam se tivéssemos consciência de que o retorno do Senhor é iminente! E quantas preocupações também! Em oração, descarreguemos o nosso coração de todas as coisas que o atormentam. Para nos livrarmos delas? Não necessariamente, mas para que Deus derrame em nosso coração a Sua perfeita paz (v.7).

Mas como evitar os maus pensamentos? Cultivando os bons! Façamos uso do v.8 com de uma peneira com seus muitos lados. O que ocupa os meus pensamentos neste momento é verdadeiro?...justo?...puro?...amável?...de boa fama? Pensamentos purificados podem produzir feitos da mesma natureza (v.9). E qual será o resultado disso? Não a paz de Deus, mas o Deus de paz habitará em pessoa em nós (João 14: 23).

COMENTÁRIOS

4.1 Coroa. A palavra original significa uma grinalda de folhas com a qual o vencedor de uma prova atlética foi galardoado (cf 1ª Co 9. 25). Os filipenses serão tal coroação para Paulo no dia final.

4.3 Companheiro de jugo. Pode ser um nome pessoal (gr syzygos). Clemente. Também não é possível identifica-lo. Parece que tinha cargos pastorais.

4.6 Não.. ansiosos. Neste ponto Paulo era um verdadeiro exemplo. Mesmo enfrentado a morte de um mártir (cf 1; 20), ele não estava preocupado.

* N. Hon. 4.6-13 A paz divina no coração (7) implica em: 1) Desaparecimento da ansiedade (6). 2) florescimento de ações de graça (6). 3) Santificação do pensamento (8). 4) contentamento real em todas as circunstâncias (11,12). 5)Plena confiança no poder de Deus (13).

4.8 Amável (gr prosphile). Ocorre só aqui no Nt. Aplicada às coisas significa “agradável” ou “belo”. Virtude (gr arete). Termo muito raro no NT. Leva idéia de “excelência”. Conseguir “virtude era um dos alvos dos gregos estóicos. Mas o cristão contempla a virtude de Cristo (cf 1ª Pe 2.9).


Texto áureo: Tanto sei estar humilhado, como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias tenho experiência, tanto de fartura, como de fome; assim de abundância, como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece

(Filipenses 4:12-13).

77

Nenhum comentário: