segunda-feira, 7 de abril de 2008

EFÉSIOS PAG. 65

nossa roupa não passa despercebida. Qual é a nossa vestimenta aos olhos dos outros? É a roupa manchada do velho homem ou, antes, certa semelhança moral com o Senhor Jesus? (Atos 4: 13).

COMENTÁRIOS

4. 16 Unidade de estrutura no Corpo inteiro e variedade de função nas suas partes são os requisitos para o crescimento. Isso pode ser dito em duas palavras: amor e responsabilidade.

* N. Hom. 4.18-24 A. O homem afastado da vida de Deus. O Espírito Santo se afasta do coração que é: 1) ignorante voluntariamente (18), depois 2) é endurecido (18) e finalmente 3) se torna insensível (19; cf Rm 1.18-32). B. O homem integrado na vida de Deus. O nascimento do Espírito significa: 1) tornar-se discípulo de Cristo (20; gr matheteõ); 2) ser instruído por Ele nos valores reais (21); 3) revestir-se de Cristo na sua perfeição (24; cf Rm 13.14).

4.21 A verdade em Jesus. Jesus incorpora a verdade (Jo 14.6) e deu testemunho da verdade (Jo 18.37). Ele é a fonte de toda certeza dos benefícios do evangelho.

4.22,24 Despojeis... revistais. São palavras que lembram o batismo primitivo. Os velhos trajes imundos são abandonados para se vestir os novos vestidos brancos de santidade (Cl 3.8-12). Os tempos dos verbos indicam que se referem a atos definidos; enquanto a “renovação”(23) é um processo. Só pela renovação contínua do Espírito é possível viver a vida cristã.


Texto áureo: Sede, pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus em aroma suave (Efésios 5:1-1).

Favor ler Efésios 4:25:32; 5:1-21

É verdadeiramente triste o fasto de que Deus tenha de fazer, às pessoas que estão assentadas nos lugares celestiais, recomendações como: não mintam... não furtem... não se embriaguem (5:18). Mas Ele sabe do que nosso pobre coração carnal é capaz e o diabo, que também sabe, não perderá nenhuma das oportunidades que lhe oferecemos (4: 22). Notemos que cada exortação está acompanhada de um motivo particularmente elevado e comovedor. As três Pessoas divinas estão envolvidas aqui:

1) O Espírito Santo está em nós; tenhamos cuidado para não o entristecer (v.30).

2) Somos os amados filhos de Deus e o nosso Pai deseja ver Sua semelhança em nós (5:1). Lemos no v.32: “...perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou”. Isto vai mais além da oração ensinada aos discípulos judeus: “Perdoa-nos os nossas pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve...”(Lucas 11;4).

3) O próprio Senhor Jesus Cristo é o nosso exemplo (5:2; João 13: 14). Ele nos ensinou o que é o verdadeiro amor ao nos amar até a morte (1ªJoão 3: 16). Contudo, não esqueçamos jamais que Ele Se ofereceu primeiramente a Deus em perfeito sacrifício, um aroma infinitamente suave.

65

Nenhum comentário: