segunda-feira, 7 de abril de 2008

EFÉSIOS PAG. 58

Texto áureo: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo (Efésios 1:3).

Favor ler Efésios 1:1-14

A epístola aos Efésios considera o crente em sua posição celestial. O céu não é uma futura habitação para o filho de Deus; desde agora ele possui ali a sua morada em Cristo. O chefe de família que trabalha fora de seu domicílio não confunde seu lar com a fábrica ou com o escritório. O fato de estar ausente de casa de maneira nenhuma o impede de ter ali o seu lar, no qual se acham as suas afeições, seus interesses, tudo o que ele possui. Tal é o céu para o cristão: um lugar familiar no qual se encontram tanto o seu tesouro como o seu coração (Lucas 12: 34), porque ali está seu Salvador. Cristo está no céu e nós estamos em Cristo. Estes dois fatos asseguram o nosso direito de acesso aos lugares celestiais e às preciosas bênçãos que são nossas como conseqüência. Tudo o que diz respeito ao Amado igualmente diz respeito aos que são aceitos nEle (v.6). Por isso o apóstolo desenvolve aqui a plenitude do propósito de Deus em Cristofonte de toda a bênção – nessa grande passagem (vv.3-14). Que não admite nenhum corte, pois tudo está unido, tudo está ligado no pensamento de Deus. Ademais, o que Ele faz por Cristo e deve contribuir finalmentepara louvor da sua glória”(v.12), e “para louvor da glória de sua graça”(v.6)

COMENTÁRIOS

1.1 Somos. Não quer dizer pessoas sem pecado, mas pecadores salvos pela graça de Deus, que também manifestam fé (fieis) em Cristo. Em Éfeso. Esta expressão é omitida nalguns dos mais antigos manuscritos, o que leva alguns a pensar que esta carta foi destinada a ser circulada em várias igrejas (cf 1.15) – Paulo ouvira a respeito da fé que havia entre eles).

1.3 Regiões celestes. É o mundo espiritual que, após a morte e ressurreição do crente com Cristo, fornece abrigo e ambiente separado do mundo (cf Cl 3.1-2). Esta expressão só se encontra em Efésios (1.20; 2.6; 3.10 e 6.12). Nos dois últimos vv é a esfera da operação demoníaca, e está diretamente ligada à frase “em Cristo”, expressão chave de toda a epístola.

* N. Hom. 1.3-14 Toda sorte de bênção espiritual nos é concedida para louvor da Sua glória (vv 6,12,14). 1) Eleição nEle (v 4). 2) Predestinação para Ele como filhos (v 5). 3) Redenção pelo Seu sangue (v7). 4) Feitos herança (v 11). 5) Selados com o Espírito (v 13).

1.4 Nos escolheu, nEle. É a determinação soberana de Deus na qual Ele nos deu sua graça salvadora sem olhar para qualquer mérito nos recipientes (Jo 6.37; 7.6).

1.6 Concedeu gratuitamente (gr echaritõsen). Literalmente é “manifestar Sua graça”. No N. T. só aparece aqui e em Lc 1.18. Ligados ao Amado (Cristo, o Filho) temos as riquezas inefáveis do amor de Deus.

1.7 Redenção .Denota libertar da escravidão através de pagamento. Neste caso, o valor infinito do sangue vertido de Cristo é eficaz para remir os nossos pecados.

58

Nenhum comentário: