segunda-feira, 7 de abril de 2008

2ª CORÍNTIOS PAG. 32

velha aliança.Antiga aliança. È o AT. Enquanto o leitor rejeitar a Cristo como o cumprimento das promessas, é impossível entender o AT.

3.15 Moisés. São os primeiros cinco livros da Bíblia.

3.16 Este versículo cita precisamente a tradução grega (LXX) de Ex 34.34.

3.17 O Senhor é o Espírito. O Senhor (Jeová) no v citado (Ê 34.34) corresponde ao Espírito na nova aliança. Liberdade. Não é legalismo. A presença pessoal do Espírito Santo influencia a própria vontade do crente (Rm 8.14).

* N. Hom. 3.18 Santificação. 1) O que é? É a transformação na imagem de Cristo (CL 3.10). 2) Quando ocorre? Agora – “somos transformados” (vida, morte, ressurreição e pessoa de Cristo, Jo 17.24). 4) Qual o agente? O Espírito Santo.


Texto áureo: Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós (2ª Coríntios 4:7).

Favor ler 2ª Coríntios 4: 1-15)

Como o apóstolo, será que nós “rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam”? (v.2). O Coração de Paulo era como um espelho; refletia fielmente ao redor de si cada raio que recebia. E qual era o objeto que brilhava nele e refletia a todos os homens? A “glória de Deus na face de Cristo” (v. 6). Que tesouro era para Paulo esse conhecimento de Cristo na glória! Ele era apenas um vaso de barro que continha esse conhecimento, um vaso pobre, frágil e sem valor próprio. Se o instrumento de Deus se fizesse notar através de brilhantes qualidades humanas ele chamaria a atenção para si mesmo em detrimento do tesouro que deveria apresentar. Os joalheiros sabem que um estojo muito luxuoso tende a eclipsar a jóia contida nele. Eles expõem suas mais belas jóias sobre um simples veludo preto. Do mesmo modo, o vaso de barro – Paulo – estava atribulado, perplexo, perseguido, abatido, para que o tesouro – a vida de Cristo nele – fosse plenamente manifestado (v. 10). As provas de um crente servem para remover dele qualquer brilho pessoal, a fim de que na vida dele resplandeça apenas a luz de Jesus, o Filho de Deus.

COMENTÁRIOS

4.1 Não desfalecemos. A despeito da espessura do véu e da dureza dos corações, Paulo não desanima. O poder de deus transforma o mais duro e cego coração (At 1.8; Rm 1.16).

4.2 Paulo rejeita toda modificação da mensagem para convencer melhor.

4.4 O deus deste século. É o diabo. * N. Hom. O drama dos séculos. 1) O diabo cega; 2) Deus ilumina; 3) Nós pregamos a Cristo como Senhor.

4.7 Este tesouro. Refere-se à luz do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo (6). Na Antigüidade, os tesouros eram guardados em vasos de barro. A fraqueza física do ministro inclui: “temor e tremor” (1ª Co 2.3), doença (2ª Co 2.3), doença (2ª Co 12.7) e perseguição (vv 8,9).

4.10.11 Paulo afirma o princípio do poder através da fraqueza nos vv anteriores. Agora, declara que a vida de Cristo se manifesta por meio de uma entrega diária à morte.

4.13 Espírito da fé. Mais provável que a interpretação que vê uma referência ao espírito humano é aquela que vê uma referência ao Espírito Santo. Além de ser o Espírito da fé,

32

Nenhum comentário: