segunda-feira, 7 de abril de 2008

COLOSSENSES PAG. 80

nele residisse toda a plenitude (Colossenses 1:18-19).

Favor ler Colossenses 1:12-23

O verdadeiro cristianismo não é uma religião nem um conjunto de verdades professadas. É o conhecimento experimental de Alguém. Cristianismo é Cristo conhecido e vivido. Somos colocados em relacionamento com uma Pessoa incomparável: o amado Filho do Pai, que nos tornou aptos a partir da herança na luz e nos deu um lugar no reino, a redenção, o perdão dos pecados, a paz que Cristo fez pelo Seu próprio sangue (v.20)...Mas o que determina a grandeza de semelhante obra é a grandeza dAquele que a realizou. O apóstolo enumera, num único fôlego, por assim dizer, as glórias do Amado: o que Ele é, o que chegou a ser e o que tem feito de nós. Ele afirma Sua dupla primazia sobre universo criado e sobre a Igreja; assim como Seu duplo título de Primogênito de toda a criação (a saber, de herdeiro universal) e de Primogênito de entre os mortos. Por meio dEle a vida saiu do nada na criação e também saiu da sepultura na redenção. Ele é o Criador de todas as coisas no céu e na terra (.16). É o Reconciliador de todas as coisas na terra e no céu (v.20). Finalmente, Ele é o Cabeça, quem deve ter a preeminência em todas as coisas: nos céus, na terra e em nosso coração (v.18).

COMENTÁRIOS

1. 12-16 Cefas. Nome aramaico de Pedro. De Cristo. Esse partido, ao que querer ser o melhor, criou mais uma facção. Apolo, cf At 18.24. Crispo, Gaio, Estéfanas. 16.15; At 18.8; Rm. 16.23. Batizados. Em nome de alguém implicava que pertencia e seria fiel a essa pessoa. Paulo não permitia “paulinista”.

1.17 Batizar. Não requeria dons especiais; os subordinados cuidaram desse rito (At 10.48; Jo 4.2).

1.18 Poder (gr dunamis). Cf Rm 1.16. O evangelho não somente informa, mas transforma pela ação do Espírito (At 1.8).

1.19 Sabedoria. Não todo o conhecimento secular, como tal, mas somente as idéias filosóficas e religiosas que negam a verdade de Deus serão anuladas.

1.20 Sábio. Havia dois tipos: 1) o escrito ( interprete da lei judaica, Mt 5.29) e 2) o inquiridor (filósofo grego).

1.21 Pregação (gr kerugma). A mensagem e sua proclamação pública aos não convertidos. A salvação depende da revelação, não da razão somente. Crêem. No gr é presente continuo, i.r., fé habitual.

1.22,23 Os judeus esperavam o Messias com poderes sobrenaturais (Jo 7.31), não alguém que seria amaldiçoado por Deus (Gl 3.13). Os gregos escarneciam de uma divindade que não tinha nem a sabedoria, nem o poder para se salvar de tal morte.


Texto áureo: Agora me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja (Colossenses 1:24).

Favor ler Colossenses 1:24-29; 2:1-5

80

Nenhum comentário: