segunda-feira, 7 de abril de 2008

1ª TESSALONICENSES PAG.89

Texto áureo: Outra razão ainda temos nós para incessantemente dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homem, e, si, como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes. (1ªTessalonicenses 2:13).

Favor ler 1ª Tessalonicenses 2:13-20

Os cristãos de Tessalônica tinham recebido a mensagem do apóstolo como sendo a verdadeira Palavra de Deus (v.13; Mateus 10:40). A completa inspiração de todas as partes da Sagrada Escritura está longe de ser reconhecida por todos os teólogos da cristandade. Com freqüência os críticos de Paulo são apresentados com os ensinamentos de um homem, sem dúvida um homem de Deus notável, mas falível. Em geral, trata-se de um pretexto para não se submeter a elas e para rejeitar o que parece demasiado estreito...mas, bendito seja Deus, cada palavra da Bíblia possui a mesma autoridade divina.

O zelo dos judeus havia interrompido a atividade do apóstolo a favor dos tessalonicenses (VV.15-16; Atos 17:5). Ele não havia terminado de instruí-los. Um mestre se sente desconcertado quando nenhum de seus alunos passa no teste para o qual os tinha preparado. Paulo recorda que ele era pessoalmente responsável pela fidelidade deles: ou ele receberia uma coroa da mãos do Senhor ou seria envergonhado por causa deles “na Sua vinda” (v.19; 1ª João 2:28). Queridos amigos, á semelhança do apóstolo tenhamos este pensamento sempre presente em nosso espírito: pronto teremos de prestar contas ante ao nosso Senhor de tudo o que tivemos feito, como na parábola de Mateus 25:19: “Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles”. “Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus” (Romanos 13: 12).

COMENTÁRIOS

2.13 Temos aqui uma advertência contra a tendência das Igreja de pôr a tradição humana no mesmo nível com a palavra de Deus.

2.14 Igrejas de deus. No AT grega (LXX), a igreja de Deus (ekklesia) refere-se à congregação do Povo Escolhido e, praticamente, equivale ao termo “singoga”. A diferença entre as igrejas cristãs e aquelas era a aceitação de Jesus como Messias, o que as torna em “igrejas...em Cristo Jesus”. Imitandores na maneira que suportaram a perseguição..

2.18 Atrás dos obstáculos no caminho da divulgação do evangelho encontra-se Satanás (Rm 16. 20). É necessário Avançar no poder de Cristo, que pode vencer “o valente” tirar a sua “armadura e dividir os seus despojos” (Lc 11.21,22; cf 1ª Ts 3.11).


Texto áureo: Sim, irmãos, por isso fomos consolados acerca de vós, pela vossa , apesar de todas as nossas privações e tribulações (1ª Tessalonicenses 3:7).

Favor ler 1ª Tessalonicenses 3:1-10

Duas vezes Satanás impediu que Paulo voltasse a Tessalônica (2: 18). Deus per-

89

Nenhum comentário: