domingo, 6 de abril de 2008

TESSALONICNSES - ANÁLISE - PAG.94

5.12,14 A construção no grego dá a entender que é um só grupo (os anciãos, também chamados bispos, At 20.1, 28; note a referência a pastorear donde vem o termo pastor) que preside, trabalha e admoesta os crentes. Mas não somos encorajados a elevar o pastor a uma classe clerical conquanto os crentes faltem com a responsabilidade (v. 14).

5.23 Espírito, alma e corpo. Não prova coisa alguma acerca da psicologia do homem (cf Mc 12.30). O alvo desta oração é a santificação total do homem.

Segunda Epístola de Paulo aos

Tessalonicenses

Análises

O portador da primeira epístola aos Tessalonicenses levou a Paulo noticias sobre o crescimento espiritual daqueles crentes. Paulo sentiu-se grandemente consolado pelo relatório. Em adição, o relatório dado ao apóstolo indicava que um ensinamento errôneo, que, supostamente, teria vindo da parte de Paulo, havia chegado a Tessalônica ou através de uma epístola forjada ou por meio de relatórios orais e escritos sobre seu ensinamento. Alguns afirmavam que as tribulações do dia do senhor e, conseqüentemente, que, ou não tinham sido arrebatado, ou então Paulo estava equivocado em seu ensino (1 Ts 4.13). Paulo escreveu a segunda epístola a fim de louvá-los por seu desenvolvimento espiritual (1. 3,4); de consola-los em suas perseguições (1.5-10); de corrigir as informações errôneas e as idéias falsas que tinham acerca do Dia do Senhor(2.1-12); e de corrigir as desordens na igreja (3.6-15).

Autor

Pela semelhança das condições refletidas pelas duas epístolas aos Tessalonicenses, pode-se concluir que Paulo escreveu a segunda epístola pouco depois da primeira, provavelmente dentro de alguns poucos meses. Foi escrita em Corinto, em 51 d.C.

Extraído da Bíblia Shedd.

94

Nenhum comentário: