segunda-feira, 7 de abril de 2008

2ª CORÍNTIOS PAG. 35

21) enviado a homens rebeldes. 2) No lugar do seu Rei, Cristo, oferece as condições de paz no evangelho. 3) A honra e a glória do seu Mestre dependem de suas palavras e comportamento. Reconcilieis. O pecador precisa mudar da inimizade contra Deus para o amor (1ª João 4.10).

5.21 Cristo, o único embaixador perfeito do Seu Pai que O enviou (Jo 20.21), se identificou com o nosso pecado, sem pecar, de modo que pôde carregar na cruz nossa culpa e castigo (Is 53.6). Em troca, os que nEle crêem participam da sua perfeita justiça.


Texto áureo: Tendo pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus (2ª Coríntios 7:1).

Favor ler 2ª Coríntios 6:1-18 e 7:1

Muita paciência” é a recomendação para os servos de Deus (v. 4; 12-12). Melhor que qualquer discurso, a maneira como Paulo suportava as provações demonstrava o valor de seu evangelho.

Que estranha pessoa o cristão é! De certo modo, pode-se dizer que ele tem duas faces. Aos olhos do mundo parece estar em opróbrio, sendo enganado, desconhecido...entristecido, pobre, sem nada. Mas o que ele é diante de Deus? Veraz, bem conhecido, sempre alegre, enfim, possuindo tudo (vv. 8-10). Esta é sua verdadeira face.

As exortações que se seguem podem parecer radicais e severas. Mas elas vieram do “coração alargado” do apóstolo (v.11). A palavra separação nos desencoraja; contudo, quem fala sobre santidade está falando sobre separação para Deus (Levítico 20:26).Aperfeiçoar a nossa santidade (7:1) equivale necessariamente a praticar a separação. Separação do mundo (vv.14-15) não se aplica somente aos planos de casamento desigual. A separação do mundo religioso (vv.16-18) tem incomparáveis recompensas: a presença do Senhor Jesus “ em meio” aos Seus e o desfrutar de benditas relações com o nosso Deus e Pai. Por fim, há a separação do mal sob qualquer aspecto.

COMENTÁRIOS

6.2 Dia da salvação... agora, Refere-se ao período entre a morte de Cristo e sua vinda em julgamento.

6.4 Paciência (gr hupomone, “perseverança”). É o que Crisóstomo chamou “a raiz de todos os bens”. É fundamento da vida cristã. * N.Hom. Os sofrimentos que recomendaram a Paulo. 1) Sofrimentos gerais: aflições, privações, angústias. 2) Provas particulares: açoites, prisões tumultos. 3) Disciplinas auto- impostas: trabalhos, vigílias, jejuns. 4) As qualidades do coração: pureza, conhecimento, paciência com as pessoas difíceis, bondade, e amor (6). 5) Características do seu ministério (7). 6) Sua reputação contrastada com a realidade *-10).

6.5 Prisões. Clemente de Roma (96 d.C.) disse que foram sete. Trabalhos. Lit. esforço tão árduo que deixa o corpo, alma e espírito exaustos. Vigílias. Tanto noites de oração como

35

Nenhum comentário: