segunda-feira, 7 de abril de 2008

FILPENSES PAG.71

1.13 Guarda pretoriana. Em Roma, somava 9.000 homens. Este alto número tem dado mais peso à teoria que esta epístola foi escrita de Éfeso onde a guarda seria muito menor. Ao saber o motivo da determinação de Paulo, ouviram de Cristo.

1’.15-17 Dois grupos pregavam o evangelho (cf 14): um motivado por amor e o outro por rivalidade querendo assim suscitar tribulação (lit “fricção”, uma figura sugerida pelo atrito das algemas nas mãos e pernas) ao apóstolo.

1.18 A despedida da má intenção, a verdadeira mensagem era divulgada (contraste com os judaizantes, Gl 1.6-9). Isso deu alegria a Paulo. Regozijo é a nota chave da epístola, aparecendo 16 vezes contando-se sinônimos, verbos e substantivos.


Texto áureo: Vivei, acima de tudo por modo digno do Evangelho de Cristo...Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo, e não somente de credes nele, pois tende o mesmo combate que vistes em mim e ainda agora ouvis que é o meu (Filipenses 1:27,29-30).

Favor ler Filipenses 1:19-30

O coração do homem está constituído de tal maneira que não pode permanecer vazio. Ele sente uma fome que o mundo, semelhantemente a um vasto armazém, se esmera em satisfazer, mediante uma variedade dos mais desejáveis produtos. Contudo, sabemos por experiência que, por mais atraente que seja uma vitrine de comida antes da refeição, a tentação cessa depois que nos alimentamos. Esta comparação um pouco familiar nos ajuda a recordar isto: nada exerce alguma atração sobre um coração cheio de Jesus. É o que acontecia com o apóstolo: Cristo era seu único objeto, sua única razão de viver. Quem ousaria aplicar a si mesmo o v. 21? Contudo, o progresso cristão consiste mais e mais na realização disto. Cristo era suficiente para Paulo, tanto para viver como para morrer. Diante destas alternativas, “ele não sabia o que escolher. Se morresse, ganharia a Cristo; se vivesse, serviria a Cristo”. O seu amor pelos santos lhe inclinava antes a permanecer na carne.

A defesa do Evangelho, como todo combate, implica sofrimento (1Tessalonicenses 2:2b). Mas estes sofrimentos são dons da graça do Senhor, semelhante à salvação, um privilégio que Ele concede aos crentes (v.29). Em vez de nos compadecermos dos cristãos que são perseguidos, não deveríamos antes invejá-los? Pelo menos oremos em seu favor. Assim tomaremos parte com eles no combate pela verdade.

COMENTÁRIOS

1.19 Libertação ( Lit “salvação”). O v 20 dá a entender que é da morte ou da prisão que Paulo quer escapar. As palavras são citadas de Jó 13.16 (LXX). Como Jó (13.18), pelo Espírito e pelas orações dos filipenses.

1.20 Ardente expectativa (lit “estender o pescoço”). Paulo não está preocupado com sua

71

Nenhum comentário: