segunda-feira, 7 de abril de 2008

2ª CORÍNTIOS PAG. 44

Texto áureo: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza

(2ª Coríntios 12:9).

Favor ler 2ª Coríntios 12:1-10

Um homem em Cristo” é alguém sobre quem a carne perdeu seus direitos (Romanos 8:1,2). Ele é uma “nova criatura“ (5:17). Sua posição diante de Deus é a de Cristo e, pela ele ocupa essa posição no céu. Mas Paulo foi realmente arrebatado ao céu durante um momento inesquecível. E o que aconteceu no paraíso? Ele viu Cristo ressurreto e glorificado e ouviu a linguagem do céu, que não pode ser traduzida em nenhum dos idiomas humanos (v.4). Que extraordinária honra! No entanto, essa experiência ímpar constituía certo perigo para o apóstolo. Para evitar que ele se ensoberbecesse, foi-lhe dadoum espinho na carne” (10: 10; Gálatas 4:14). O apóstolo roga: “Senhor, tira-o de mim, para que o meu serviço não seja prejudicado”.

“A minha graça te basta” é a resposta do Senhor. Contrariamente às aparências, aquele espinho era o resultado dessa graça. Esse “incômodo companheiro de trabalhonão servia para subjugar a carne de Paulo? Sim, para os que vivem em Cristo, as enfermidades e provas são preciosas: elas contribuem para enfraquecer o homem carnal, a fim de que o poder de Deus se manifeste (vv.9,10; 4.7)

COMENTÁRIOS

12.1 Visões e revelações. Sem dúvida, os oponentes de Paulo alegaram revelações divinas para apoiar suas pretensões más, Paulo (um homem em Cristo) sem querer, conta uma experiência de êxtase em que ouviu palavras inefáveis. Esta maneira de falar indica que Paulo não acha que tenha recebido a visão por seu mérito.

12.2 Há catorze anos. Provavelmente quando Paulo estava em Tarso, logo antes da primeira viagem missionária (At 9.30; 11.25). Terceiro céu. Ainda que alguns judeus cressem em sete céus. Paulo aqui se refere ao Paraíso (4), o céu mais alto, onde Deus está (Dt 10.14). Paulo não descreve a visão, nem aquilo que lhe foi revelado. Fica certo que ele foi profundamente encorajado a aceitar tranqüilamente os sofrimentos que daí em diante teria de enfrentar (cf Fp 1.20-23).

12.4 Paraíso Palavra persa que significa “jardim cercado de muros”, que muitas vezes pertencia a um rei ou a um fidalgo.

12.7 Revelações. Paulo também foi convertido por meio de uma revelação de Cristo (At 9; Gl 1.12,16). Espinho na carne. As muitas especulações indicam a impossibilidade de se chegar a uma conclusão definida. Entre as idéias de sofrimento físico ou doença, salienta-se; malária (Gl 4.13s), problema com os olhos (Gl 4.15), epilepsia, freqüente e forte dor de cabeça, etc. Outros pensam que era tentação, tomando mensageiro de Satanás como “anjo” ou “demônio”. Lutero pensava que eram as constantes perseguições, especialmente dos judeus que Paulo Tanto amava (Rm 9.3). No AT “espinhos” se referiam a inimigos (Nm 33.55; Js 23.13)

12.8 Pedi. Como Jesus no jardim de Getsêmani, Paulo insistentemente pediu três vezes que Deus o livrasse do espinho. Em vez de livrá-lo, Deus cobriu o sofrimento com Sua graça. É assim que Deus transforma dores e sofrimentos em bênçãos.

44

Nenhum comentário: