segunda-feira, 7 de abril de 2008

2ª CORÍNTIOS PAG. 37

dida. Arrependido (gr metamelomai). Significa: “ter pesar” (1) ou arrepender-se de uma ação na qual saiu-se mal.

7.9.10 Arrependimento (gr metonai). “Mudar de atitude ou aminho”. É necessário para a conversão (Lc 13.3,5).

7.10 Tristeza segundo Deus. Trata-se da convição de ter cometido pecado contra Deus. Quando for seguida de arrependiemento e confissão, possibilita a salvação com pleno perdão (Mt 11.28s). Tristeza do mundo. É o desânimo que provoca desarranjo mental. Decepção profunda que pode resultar no suicídio ou morte em contraste com a salvação (cf 2.16).

7.12 Taslvez Paulo mesmo tenha sido insultado em corinto por um menbro (2.5).


Texto áureo: servi uns aos outros, cada um conforma o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus (1ª Pedro 4:10).

Favor ler 2ª Coríntios 7:13-16; 8:1-8

A obediência dos coríntios havia motivado o gozo e o afeto de Tito e, em conseqüência, havia regozijado e confortado duplamente o apóstolo Paulo (7:13,15), Mas eles estavam longe de possuir o mesmo zelo dos crentes da Macedônia (8:1-15). Estes últimos não tinham dado parte de seu tempo e de seus recursos; haviam dado a si mesmos por completo. Não aguardaram, como alguns, o final da vida para então dar a Deus apenas o resto de suas forças; “ mas deram-se a si mesmos primeiro”...Tampouco começaram com o serviço aos santos (v.4); não! Primeiramente eles se deram ao Senhor. E esse primeiro ato acarretou os demais. Eles também pertenciam aos apóstolos, servos do Senhor. Será que isso era uma coisa demasiado penosa para os macedônios? Muito pelo contrário! A “abundância de alegria” pode acompanharmuita prova de tribulação” e “a profunda pobreza deles” também podia ser transformada “em grande riqueza da sua generosidade” (v.2). Ao que facilmente chamaríamos de carga, eles chamavam de graça (v.4).

Que Deus nos esta mesma bendita consagração ao nosso Senhor, ao qual nós temos o privilégio de servir, enquanto servimos aos Seus!

COMENTÁRIOS

8.1 Os capítulos 8,9 apresentam os conceitos inspirados de Paulo quanto à mordomia. Graça de Deus. A contribuição para o sustento e avanço da obra do Senhor ou para o socorro dos irmãos tem a sua motivação na graça de Deus. É a maema graça que levou o Senhor a se encarnar e a morrer (9).

8.2 As circunstâncias envolvidas na pobreza ou na abundância não têm nada a ver com a liberdade. Os macedônios deram voluntariamente com alegria (3)_ ainda que eles mesmos estivessem passando pela prova da pobreza. Generosidade (gr haplotetos), “singeleza”. Em Rm. 12.8, descreve a maneira que se deve dar: "sem calcular”, livre de motivos egoístas.

8.3 Acima. Deram mais do que podiam. Pediam dinheiro em prestado de fora para aumentar a oferta de socorro aos crentes da Judéia.

37

Nenhum comentário: