dida. Arrependido (gr metamelomai). Significa: “ter pesar” (1) ou arrepender-se de uma ação na qual saiu-se mal.
7.9.10 Arrependimento (gr metonai). “Mudar de atitude ou aminho”. É necessário para a conversão (Lc 13.3,5).
7.10 Tristeza segundo Deus. Trata-se da convição de ter cometido pecado contra Deus. Quando for seguida de arrependiemento e confissão, possibilita a salvação com pleno perdão (Mt 11.28s). Tristeza do mundo. É o desânimo que provoca desarranjo mental. Decepção profunda que pode resultar no suicídio ou morte em contraste com a salvação (cf 2.16).
7.12 Taslvez Paulo mesmo tenha sido insultado em corinto por um menbro (2.5).
A
COMENTÁRIOS
8.1 Os capítulos 8,9 apresentam os conceitos inspirados de Paulo quanto à mordomia. Graça de Deus. A contribuição para o sustento e avanço da obra do Senhor ou para o socorro dos irmãos tem a sua motivação na graça de Deus. É a maema graça que levou o Senhor a se encarnar e a morrer (9).
8.2 As circunstâncias envolvidas na pobreza ou na abundância não têm nada a ver com a liberdade. Os macedônios deram voluntariamente com alegria (3)_ ainda que eles mesmos estivessem passando pela prova da pobreza. Generosidade (gr haplotetos), “singeleza”. Em Rm. 12.8, descreve a maneira que se deve dar: "sem calcular”, livre de motivos egoístas.
8.3 Acima. Deram mais do que podiam. Pediam dinheiro em prestado de fora para aumentar a oferta de socorro aos crentes da Judéia.
37
Nenhum comentário:
Postar um comentário