segunda-feira, 7 de abril de 2008

EFÉSIOS PAG.64

acrescenta aqui sem transição: “e conhecer o amor de Cristo...”.Suponhamos que de repente eu seja transportado à corte de um soberano; sem dúvida ficarei deslumbrado e me sentirei como um peixe fora d’água. Mas se encontro ali o meu melhor amigo, e ele é a pessoa mais importante dessa corte, imediatamente me sentirei feliz e à vontade. Ocorre o mesmo com a glória: é a glória do Senhor Jesus, a quem amamos. Peçamos, com o apóstolo, que o Seu Espírito fortaleça o nossohomem interior”. Se Cristo habita em nós (v.17), nada menos quetoda a plenitude de Deusnos encherá (v.19; Colossenses 2:9-10), e com ela o poder, o amor, a e o entendimento. Queridos amigos, o Pai nos fez um lugar em Sua casa (capítulo 1 e 2). Temos feito um lugar para Senhor Jesus em nosso coração?

COMENTÁRIOS

3.14.15 Pai... família (gr pater, patria) Deus é o arquiteto de toda a paternidade, a fonte de todo o povo e a divisão familiar na criação.

3.16 Fortalecidos. Como o corpo humano tem força pela alimentação física, o homem interior é somente revigorado pelo Espírito de Cristo (17) que habita nela (cf Jo 15.5; 1ª Co 12.8-28).

* N.Hom. 3.18,19 As quatro dimensões insondáveis do amor de Cristo ou as quatro extremidades da Crus. 1) Largura – abrange a todos indistintamente (Mt 16.15). 2) Comprimento – abrange os tempos (1.4; 2ª Pe 3.9). 3) Altura – estende-se até ao céu para trazer o filho Amado esvaziado de Sua majestade (Fp 2.6-8) para onde também nos levará (Jo 14.1-3). 4) Profundidade – suportou sofrimento para expiar os nosso pecados (Sl 18.5; 1ª Pe 2.14).

3.21 Na Igreja, na sua perfeita união com Cristo, seu Cabeça (1.22,23) é o local da manifestação da glória que elevamos a Deus (Jo 17.4,22).


Texto áureo: somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa esperança da vossa vocação; há um Senhor, uma , um batismo; um Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos (Efésios 4:4-6).

Favor ler Efésios 4:1-12

Jamais deixei de vos anunciar todo o designo de Deus. Atendei por vós...” (Atos 2: 27-28). Estas palavras de Paulo aos anciãos da igreja de Éfeso correspondem às duas divisões da epístola aos Efésios. Do capítulo 1 ao 3, o apóstolo acaba de expor o maravilhoso conselho de Deus. “Rogo-vos, pois...”, prossegue ele, mostrando nos capítulos 4 e 6 o comportamento que é apropriado a uma vocação tão elevada (1 Tessalonicenses 2:12). O que deve caracterizar este chamado, em primeiro lugar, é o oposto de um espírito de superioridade: humildade e mansidão, com longaminidade em amor, no vínculo da paz. Assim como há uma mesma esperança de nossa vocação, há um mesmo Espírito que une os membros de um mesmo corpo (porem, os homens têm fundado numerosas igrejas e cada uma conta os seus membros). Sob a autoridade de

63

Nenhum comentário: