segunda-feira, 7 de abril de 2008

1ª CORÍNTIOS PAG. 1

Texto áureo: Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, manteremos comunhão uns com os outros

(1ª João 1:7).

Favor ler 1 Coríntios 1: 1-16.

Através do ministério de Paulo forma-se em Corinto uma numerosa igreja (Atos 18: 10). Como Paulo não é somente um evangelista zeloso, mas também um pastor fiel, continua dedicando-se a ela em amorosa diligência (2ª Coríntios 11: 28). É de Éfeso que Paulo lhes escreve esta primeira carta, endereçando-a também a “todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Corintios 1:2). Se você é um desses, esta carta também é destinada a você.

Paulo tinha recebido más notícias de Corinto: Várias desordens estavam acontecendo naquela igreja. Porém, antes de tratar de tais penosos assuntos, Paulo lembra a esses crentes as riquezas espirituais que eles possuíam em decorrência da graça de Deus (v 4-5). Procuremos enumerar os nossos inestimáveis privilégios como filhos de Deus! Isso será útil para sabermos medir a nossa responsabilidade e levar mais a sério a vida cristã. Não deixemos de agradecer a Deus por isso, como faz o apóstolo aqui.

A primeira reprovação dirigida à igreja de Corinto diz respeito às suas contendas. Eles estavam seguindo após homens (a Paulo e Áquila, a Cefas e a Cristo apenas como um mestre melhor que os outros: João 3:2), em vez de estarem unidos na comunhão de “Jesus Cristo nosso Senhor”, o Filho de Deus (v.9). Queria Deus que sempre estejamos no gozo desta comunhão! (1ªJoão 1:3).

COMENTÁRIOS

1.1 Apóstolo. Em sentido restrito, os que viram Cristo ressuscitado e receberam dEle a sua comissão apostólica (cf 15.8ss).

1.2 Igreja. Assembléia de cidadãos regularmente convocada (cf At 19.39). No N.T., o povo convocado e dirigido por Deus. Santificados. Separados por Deus para um propósito especial. Em Cristo. Membros do Seu corpo que compartilham da Sua vida (cf Jo 15). Invocam. Cf 12.3; Jl 2.32; Rm 10.13.

1.5 Palavra... conhecimento. Capacidade de receber a verdade.

1.6 Testemunho. O evangelho na experiência pelo Espírito.

1.7,8 Dom (gr charisma). Cf 12.4; 7.7; 2 Co 1.11. Revelação. Segunda vinda de Cristo. Ele promete cuidar daqueles a quem Ele dá o Espírito. Irrepreensíveis. Sem culpa perante a lei. No Dia, isto é, o dia da volta de Cristo.

1.9 Comunhão (gr kainãnia), “participação”. Os cristãos participam na vida, sofrimento e glória de Cristo. * N. Hom. Privilégio do Cristão. 1) Eleição (vv 2,9); 2) Recursos (vv 5-7); 3) Esperança (vv 7,8).

1.10 Divisões (gr schismata), “rasgões em pano”. Não cismas, mas partidos, baseados não em doutrinas, mas em personalidades (cf 3.4ss; 11.18,19). Unidos. Conserta o pano rasgado. Disposição... parecer. Os cristãos, pelo amor, devem manter a mesma conclusão baseados nos mesmos princípios (cf Fp 2.2,5).

1.11 Casa de Cloe. Representantes de um cristão de Corinto que foras, até Éfeso onde Paulo estava trabalhando nos anos 52 – 55 d.C.

1.12-16 Cefas. Nome aramaico de Pedro. De Cristo. Esse partido, ao querer ser o melhor

1

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente material de estudo, me interesso particularmente pela Teologia do Novo Testamento. Tem Alguma sugestão pra tornar as aulas mais dinâmicas e participativas? Porque não cria um site? a quantidade de assunto creio que seria bem interessante Deus abençoe!

professorthb@gmail.com

Anônimo disse...

Sou teologo e Coordenador de estudos biblicos na Igreja a qual sou membro. Gostaria de pedir a autorização para trazer este estudo na minha comunidade.
Agradeço antecipadamente.
Evandro A. Cerqueira
Teologo
evantania@yahoo.com.br