segunda-feira, 7 de abril de 2008

GÁLATAS PAG. 47

Texto áureo: Ainda que nós, ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema (Gálatas 1:8).

Favor ler Gálatas 1: 1-10

Esta é uma epístola que o apóstolo Paulo escreveu às igrejas da Galácia. Aqui ele não devia prestar atenção a um pecado moral, como no caso dos coríntios, mas sim a um mal doutrinário dos mais graves. Estes desventurados gálatas, enganados por falsos mestres, estavam abandonando a graçaúnico meio de salvação – para retornar a uma religião de obras. Paulo vigorosamente afirma o caráter absoluto da Verdade divina. Ela é uma, é completa, é perfeita, porque a Verdade é o próprio Cristo (João 14:6). Às vezes ouvimos pessoas sustentar intrepidamente – no fundo cada povo tem recebido a sua própria revelação, a saber, a religião que mais se adapta a seu caráter e cultura. Nada mais falso! Existe um único Evangelho, o qual proclama quenosso Senhor Jesus Cristo... se entregou a si mesmo pelos nossos pecados”. Qual é o resultado disso? “Para” – prossegue o apóstolo – “nos desarraigar deste mundo perverso...” (vv.3-4).

O versículo 10 nos faz recordar de outra verdade que é importante conhecer, a saber, que o esforço para agradar os homens nos faz perder o privilégio de ser servo de Cristo. É somente a Ele que desejamos agradar, acima e antes de tudo? (1ª Tessalonicenses 4).

COMENTÁRIOS

1.1 Paulo não demora em lançar imediatamente o fundamento que indica o propósito da epístola. O evangelho que ele prega não é de origem humana, mas divina. Seu apostolado, posto em dúvida pelos judaizantes (v 7), é importante para sustentar a veracidade de sua mensagem.

1.2 Galácia Provavelmente a região ao sul da Ásia Menor inclui as igrejas de Antioquia, Listra e Derbe (cf At 13.14 -14.24).

1.4 Pelos nossos pecados. A verdade central do evangelho – a morte expiatória de Cristo no nosso lugar – também nos extrai deste mundo corrupto e nos coloca no reino de Deus (Cl 1.13).

1.6Tão depressa. Paulo admirava a susceptibilidade dos gálatas aos argumentos dos seus oponentes. Passando. A força do original é inverter, revirar, subverter. Fazendo isto com a graça, o resultado é virar as costas ao Deus “que vos chamou”.

1.7 Outro (ghr allos). Do mesmo tipo e valor. “Outro”, no v 6, é heteros: de tipo diferente.

1.8 Vá além. A exigência de guardar a lei ia além do evangelho e, assim, não deixava de destruí-lo.

]1.9 Já dissemos. Não se refere ao v anterior, mas à segunda visita aos gálatas (At 14.21ss), quando os missionários os advertiram contra essa propaganda insidiosa.

1.10 Agradar a homens e a Cristo ao mesmo tempo é impossível. “Ninguém pode servir a dois senhores”. Portanto, se Paulo é um escravo (gr doulos) de Cristo não pode ambicionar o favor dos homens C 1 t 2.4).


Texto áureo: Porque Deus que disse: De trevas resplandecerá luz, ele mesmo resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória

47

Nenhum comentário: