10.1 Nossos pais. São os ancestrais israelitas. Experimentaram a direção (nuvem, Ex 14.21ss) sobrenatural.
10.2 Todos. Quatro vezes para contrastar com “a maioria deles” (5). Nem o batismo nem a ceia garantem a salvação daqueles que participam dessas ordenanças. A atuação sobrenatural de Deus não assegura que os israelitas chegariam à Terra Prometida.
10.4 Pedra. Uma lenda judaica fala de uma pedra que seguia os israelitas. Paulo afirma que era Cristo preexistente que os acompanhava (Dt 32.4,15).
10.5 Da maioria. Todos, menos Josué e Calebe (Nm 14.29ss). Prostrados. Cf Hb 3.17. Pode ser desaconselhável conformar-se com a maioria.
10.6 Cobicemos. Desejar com insistência. Israel queria carne (Nm 11. 4,34; Sl 78.27ss) o que era desejado pelos coríntios (cf cap 8).
10.7 Cf Êx 32.4-6,19. Os coríntios raciocinavam (como os israelitas) que a participação em banquetes pagãos não era idolatria..
10.8 Nm 25. 1-9 diz 24.000. Ambos os números são arredondados. O templo da deusa Vênus em Corinto comportava 1000 prostitutas.
10.9 Ponhamos... à prova. Desafiar (cf Nm 14.22ss; 21.5ss; Mt 4.7). O Senhor. Cristo é denominado Javé (Jeová) no AT.
10.10 Murmureis. Nm 14.2,25, 36; 16.11,41. Incredulidade e rebelião contra Deus. Exterminador. Cf. Ex 12.23; 2 Sm 24.16.
10.11 Exemplos. Rm 15.4. Fins. A época do evangelho (cf Hb 1.1).
10.12 Não caia. Significa “desqualificado” (9.27). Viver fora da comunhão com Deus e contra a segurança eterna é tolice.
10.13 Tentação.Põe nossa fé e lealdade à prova. Deus é nosso protetor (cf 1.9; Ts 5.24; Lm 3.23). Livramento. É concedido para cada tentação nas circunstâncias exatas (mt 6.13; Tg 1.13ss; Hb 11.7). Deus não nos tenta para levar-nos a pecar, mas fortificá-nos pelas provas.
Texto áureo: Fazei tudo para a glória de Deus.
(1 Coríntios 10:31).
Favor ler 1ª Coríntios 10:14-33; 11:1
A bendita porção do crente é a comunhão com Deus. Esta exclui qualquer envolvimento com a idolatria, até mesmo em suas formas mais sutis. A comunhão se expressa de um modo especial na “Mesa do Senhor”. Em princípio, todos os que participam do cálice e do pão são redimidos do Senhor; mas nem todos os remidos estão ali. Contudo, pela fé, vemos todos os crentes representados no “único pão”, um sinal visível da existência de “um corpo”. Esse emblema simboliza a unidade da Igreja que o mundo religioso pretende construir, sendo que ela já existe! Se não busco meus próprios interesses, quanto tempo terei disponível para me dedicar aos interesses dos outros! (O interesse de Jesus Cristo consiste neles também; Filipenses 2: 21). Mas buscar o interesse dos outros não significa apenas almejar o bem-estar deles; é outrossim, considerar a consciência deles. Isso implica fazer certas coisas e abster-se de outras por amor a eles. É algo que sempre me levará a questionar: “tenho liberdade de render graças nessa circunstância?”; “O que fa-
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