segunda-feira, 7 de abril de 2008

EFÉSIOS PAG.59

1.9 Mistério. Significa nesta epístola (com exceção de 5.32) e também em Colossenses, o propósito de Deus agora revelado em unir tanto os gentios como os judeus na obra redentora de Cristo (3.4-6).

1.10 Convergir. Iniciada na sua ressurreição, a reconstrução do universo com Cristo como sua cabeça reinante terá seu auge quando toda oposição será posta debaixo dos Seus pés na sua segunda vinda (cf v 22; Hb 2.8; Rm 8.18-21).

1.14 O penhor. O Espírito Santo não é somente a “entrada paga adiantada, que confirma a posse dAquele que nos comprou e selou (13; 4.30), mas a própria garantia da qualidade de vida que teremos no céu (2ª Co 1.22; 5.5;Fp 1.6).


Texto áureo: E pôs todas as cousas debaixo dos seus pés e, para ser o cabeça sobre todas as cousas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as cousas (Efésios 1:22-23).

Favor ler Efésios 1: 15-23

Em sua oração dirigida ao “Deus de nosso Senhor Jesus Cristo” (v.17, o apóstolo intercede a favor dos santos, para que saibam primeiramente qual é a posição deles (v.18) e depois qual é o poder que os introduz ali (19:20).

“A plenitude de nossa bênção vem do fato de que somos abençoados com Cristo. Antes estávamos associados ao primeiro Adão na queda, mas agora estamos associados em glória ao segundo Homem. Como tal, ele nos faz participar de tudo o que possui, sinalizando o perfeito amor cuja conseqüência é “a glória” (João 17:22), “o gozo”(João 15:11), “a paz” (João 14:27), e o amor do Pai (João 17:26). Ele não tomará possessão da herança sem os co-herdeiros...Paulo não pede que os santos participem desta coisapois elas lhes pertencem – mas antes que gozem delas” (J.N.Darby). E, notemos, são os olhos de nosso coração que devem captar essas gloriosas realidades. O amor é a verdadeira chave de nossa compreensão (Lucas 24:31). Ao despertar as nossas afeições, o Espírito nos faz contemplar a Cristo, o Homem ressurrecto revestido de poder e majestade segundo o Salmo 8. Seu corpo – a igreja – O contempla como Homem. Ele é o“Cabeça” glorificado no céu; Seu corpo é “a plenitude daquele que a tudo enche em todas as cousas”V.23).

COMENTÁRIOS

1.15 Fé... no Senhor... amorpara...os outros. É a prova dupla da verdadeira regeneração.;

1.17-19 São três as petições centrais desta oração apostólica: 1) que os efésios possam conecer plenamente a esperança do chamamento ()Cl 1.5); 2) que possam apreciar a riqueza da glória da Sua (de Cristo) herança nos santos; 3) que possam mediante na suprema grandeza do Seu poder para conosco. Tudo isso é possível para nós no pleno conhecimento dEle (v 17).

1.23 Plenitude. O Seu corpo, a Igreja, Salva e remida, é complemento dEle que é a cabeça.


59

Nenhum comentário: