segunda-feira, 7 de abril de 2008

FILIPENSES PAG. 73

raça ambiciosa e rebelde; e a de Cristo Jesus, que por amor se despojou de Sua glória divina, esvaziou-se para se tornar homem e logo se humilhou até o ponto de não poder descer mais: a morte de cruz.

A forma de um homem, a condição de um servo, a morte ignominiosa de um malfeitor, tais eram as etapas desse maravilhoso caminho. Sim, com toda a justiça, Deus firmou o compromisso de exaltá-Lo e honrá-Lo com um nome acima de todo o nome. É sob o glorioso e doce nome de Jesus, que Ele tomou a fim de obedecer, servir, sofrer e morrer, que o Senhor será conhecido como Senhor e receberá homenagem universal.

Amigo leitor, qual é o preço desse Nome para o seu coração?

COMENTÁRIOS

2.1 Se há. Melhor tradução. “visto que há”. Comunhão. Lit. participação (1ª Co 6.19; 12.13). Entranhados (Cl 3.12). As entranhas eram consideradas a sede das emoções.

2.5. Cristo é o maior incentivo para humanidade, autonegação e amor.

2.6-11 Paulo, nesta passagem, cita um hino primitivo provavelmente traduzido do aramaico. Subsistindo em forma. Cristo era a imagem da glória de Deus. É uma clara afirmação da deidade de Cristo.;

2.6 Como usurpação. Destaca o contraste entre o primeiro Adão e o Segundo (Cristo). Adão, desejando ser “como Deus” (Gn 3.5), quis usurpar esse lugar através da sua desobediência. Cristo, já existindo em forma de Deus, em vez de explorar a sua posição, escolheu o caminho da humilhação que O levou até à horrível morte de cruz, sendo, por isso, proclamado Senhor.

2.7 Si... se esvaziou. Ele não renunciou os atributos divinos de onisciência, onipotência, mas assumiu a forma de um servo e ocultou sua glória natural (cf Jo 17.5, 24 com Lucas 9.32). Figura humana: Cristo não somente se assemelhou aos homens, era verdadeiramente homem.

2.8 Se humilhou. Estas palavras têm um paralelo na LXX em Is 53.8. Sua humilhação, evidente na vida toda, atingiu seu ponto culminante na morte.

2.9 Exaltou sobremaneira. A ressurreição e axaltação do Senhor é a resposta do Pai à sua obediência filial; é o “amem” do Pai ao “está consumido” do filho. O nome supremo é Senhor (gr kurios), usado na LXX para traduzir Javé no AT. Indica que o Cristo é concedido o lugar supremo de autoridade e majestade à mão direita de Deus (Mt 28.18; Jo 17.2).


Texto áureo: Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque é Deus quem efetua em vós tanto o quer como o realizar, segundo a sua boa vontade (Filipenses 2:12-13).

Favor ler Filipenses 2:12-30

Como o Exemplo de obediência (v.8), o Senhor tem o direito de exigir a nossa

73

Nenhum comentário: