segunda-feira, 7 de abril de 2008

1ª CORÍNTIOS PAG. 18

Não esqueçamos que a reunião de adoração é a mais importante de todas as nossas reuniões.

Paulo relembra a esses antigos idólatras que eles foram outrora enganados por espíritos satânicos (v.2). Que diferença! Agora é o Espírito de Deus que os dirige, agindo neles “como lhe apraz”, através dos dons que Ele lhes dá (v.11). O apóstolo enumera esses dons, enfatizando que eles são dados “visando a um fim proveitoso” (v.7). E, para ilustrar a unidade da igreja e a diversidade de ministérios, Paulo toma o exemplo do corpo humano: mesmo sendo composto de muitos membros e órgãosnenhum dos quais pode funcionar sem os demais - , constitui um único organismo dirigido por uma única vontade: a que a cabeça transmite a cada membro. Assim é o corpo de Cristo. Ainda que formado por muitos membros (todos os crentes que existem), é governado por um Espírito para acatar a uma vontade: a do Senhor, que é o “Cabeça" (Efésios 4:15-16). Não devemos, pois, escolher nossa atividade nem o lugar aonde vamos exercê-la (v.11), uma vez queDeus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve” (v.18).

COMENTÁRIOS

12.1 Os capítulos 12 – 14 constituem um argumento. Veja nota em 7.1. Dons (gr peneumatikõn) pessoas ou poderes espirituais dados pelo Espírito.

12.2 Gentios. Pagãos. Ídolos mudos que inspiração poderiam dar?

12.3 Anátema. Quer dizermaldito” (16.22; Gl 1.8,9). Que Jesus é o Senhor é convicção daqueles que têm o Espírito.

12. 4-6 Dons (gr charismatõn), São as capacidades miraculosas que o Espírito dá aos Filhos de deus (cf Rm 12.3-8; !Pe 4.10ss). Há diversos dons para diversos serviços. Toda a Trindade está envolvida no exercício dos dons concedidos para o benefício da Igreja.

12.7 Cada um. Todo cristão tem pelo menos um dom (1 Pe 4.10) concedido contínua e gratuitamente. Sua manifestação, entretanto, é ocasional.

12.8 Palavra (gr logos). È a capacidade de comunicar. Sabedoria. Análise penetrante daqui lo revelado. Conhecimento. Pode ser nova revelação (cf apóstolos e profetas em Ef. 2.20; 4.11).

12.9 . Em grau superior (cf 13.2; Mt 17.19ss), vinda do Espírito. Dons de curar (plural). São para diversos tipos de doenças. Apontam para a futura redenção do corpo (Fp 3.20s).

12.10 Profecia. Transmissão imediata de instrução ou conforto por Deus (14.3-6). Discernimento (cf 2.15). As manifestações sobrenaturais podem vir de Deus, de demônios ou da própria pessoa (1 Jo 4.1). Línguas (gr glossõn). Estáticas, às vezes misturadas com línguas conhecidas. Geralmente precisam do dom de interpretação para interpretá-las (cf cap 14).

12.11 A fonte dos dons é o Espírito concedido para a edificação do corpo de Cristo. Portanto, não deve haver rivalidades.

12. 12,13 A Igreja e Cristo funcionam como um organismo. Todos os cristãos são batizados no Espírito que os forma num corpo. Beber (cf a Ceia 10.16s). O espírito está em nós (Jo 4.10).


18

Nenhum comentário: