segunda-feira, 7 de abril de 2008

1ª TESSALONICENSES PAG. 91

o nosso amor! Sua vinda “com todos os seus santos” (v 13) é o grande pensamento que deve reger todo o nosso comportamento. Somos santos aos olhos de Deus por meio da perfeita obra de Cristo (Hebreus 10.10). Ma ao mesmo tempo somos exortados a firmar nosso coração na santidade prática (3.13); ela é a expressa vontade de Deus para cada um dos Seus (4:3). Um crente deve particularmente cuidar-se para permanecer puro (v.4). Ao considerar seu corpo um instrumento de prazer, peca em primeiro lugar contra si mesmo: às vezes arruína sua saúde, e sua consciência perde a sensibilidade diante do mal e trabalha impropriamente, como o ponteiro de uma bússola danificada.

Ele também pode prejudicar grandemente outras pessoas (v.6; Hebreus 13:4). Quantas vidas destruídas, mentes e corpos corrompidos e lares arruinados pagaram o preço da vaidade de uma conquista e alguns momentos de prazer! Finalmente, a impureza, sob todas as suas formas, é pecado contra Deus, como disse Davi no Salmo 51:4: “Pequei contra ti, contra ti somente”. O nosso corpo não mais nos pertence; ele se tornou templo do Espírito Santo requer uma habitação santa. Conservar nosso corpo íntegro e irrepreensível (5:23) é honrar a Aquele que nele habita.

COMENTÁRIOS

3.11 Dirijam-nos. O verbo no original é singular indicando a unidade de Deus Pai com o Senhor Jesus Cristo.

3.12 Amor é a única coisa que não pode ser levada ao excesso (Bacon). A obrigação vai além de amar uns aos outros até o ponto de amar a todos, inclusive os perseguidores (cf Mt 5.44-47).

3.13 Coração. Na Bíblia, o coração não é a sede das emoções mas o centro controlador da personalidade. * N.Hom. Nossa santificação: a vontade de Deus (vv 3-13): 1) Na vida sexual – pureza (vv3-7); Na vida da Comunidade – amor (vv 9-10); 3) na vida no mundo – dignidade (gr euschemonoõs), “boa aparência”, “conveniente”; cf 4.28.

4.3 Santificação, o processo de se tornar santo, enquanto em 3.13 santidade é o estado de ser santo.

4.4.Possuir o próprio corpo, i.e., na pureza sexual, sendo o templo do Espírito Santo (cf 1ª Co 6.19). É notável que pecar neste respeito é rejeitar a santificação que o Espírito Santo nos dá (vv 7,8).


Texto áureo: Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, nãonecessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o dia do Senhor vem como ladrão de noite (1ª Tessalonicenses 5:1-2).

Favor ler 1ª Tessalonicenses 4:9-18

Não é necessário cumprir obras extraordinárias para servir “o Deus vivo e verdadeiro” (1:9). Acima de tudo, é requerido que o cristão viva tranqüilamente e se aplique fielmente a cumprir sua tarefa cotidiana (v.11). Pronto chegará ao fim de seu trabalho! Ao som da conhecida voz do Senhor, cada um colocará de lado sua ferramenta para ir a Seu encontro e estar para sempre com Ele. O arrebatamento dos crentes é o pri-

91

Nenhum comentário: