segunda-feira, 7 de abril de 2008

2ª CORÍNTIOS PAG. 31

1.24 Não quer a ditadura sobre a fé dos coríntios. Paulo quer ser um ministro conselheiro promovendo a santificação e a alegria.


Texto áureo: O Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor liberdade (2ª Coríntios 3:17).

Favor ler 2ª Coríntios 3:1-18

Os homens julgavam a doutrina pregada por Paulo observando o comportamento dos coríntios. Eles eram suas vivascartas de recomendação”, ou melhor, as de Cristo, cujo nome estava escrito em seus corações. Cada cristão é uma “carta de Cristoque Deus escreve aos que não lêem a Bíblia para que vejam o Evangelho vivido. Mas, infelizmente, muitas dessas cartas estão manchadas ou indecifráveis, em vez de serem conhecidas e lidas por todos os homens (v.2). Cuidemos, pois para que não haja nenhum véu sobre o nosso rosto que nos impeça de irradiar o esplendor cristão: o véu das preocupações, do egoísmo, do mundanismo etc. Mas, acima de tudo, cuidemos para que não haja sobre o nosso coração um véu (por exemplo, o de uma má consciência; v.15) que intercepte os raios que devemos receber de Cristo, o qual é amor e luz. Se escondermos uma pequena planta num lugar escuro, logo ela murchará. Ao contrário, se a colocarmos num lugar onde possa receber normalmente o sol e a chuva, ela crescerá e no tempo adequado estará carregada de frutos. O mesmo acontece com nossa alma, Se ela estiver na presença de Cristo será gradualmente transformada à semelhança das perfeições morais dAquele a quem contemplamos em Sua Palavra (v.18).

COMENTÁRIOS

3.2 Em contraste com os mestrees de fora que se apresentam à igreja com cartas de recomendações. Paulo tem um laço de amor tão profundo 1ue todo o mundo pode perceber.

3.3 Com carta de Cristo escrita nos corações dos coríntios seria a transformação marcante nas vidas, em contraste com a incapacidade da lei escrita em tábuas de pedra. Deus, há muito tempo, prometera que a nova aliança assim se distinguira (Ex 36.26). O coração era concebido como a fonte de toda ação, pensamento ou palavra.

3.6 A letra mata. Meramentye o guardar a lei não salvará ninguém. A decepção no juízo final será horrenda.

3.9 Condenação. A lei, cerne da velha aliança,não foi destinada a salvar mas a convencer os homens da necessidade de Cristo (Gl 3.22).* N. Hom. Contrastes das alianças. 1) A velha foi promulgada pela letra – a nova pelo Espírito. 2) A velha foi escrita em pedra – a nova nos corações. 3) A velha concedida com Glória desvanecente (7) – a nova com a maior e permanente glória do Espírito (8,10,18). 4) A velha ministrou condenação – a nova justificação (9). 5) Na velha, a face de um homem brilhou – na nova, todas brilharam (18).

3.12 Em 3.12-4.11, Paulo encara os dois principiais problemas do ministério: 1) a cegueira dos ouvintes e 2) a fraqueza do ministro.

3.14 Israel não deparou nesta ação de Moisés uma indicação da caráter provisório da ve--

31

Nenhum comentário: