segunda-feira, 7 de abril de 2008

2ª CORÍNTIOS PAG. 40

9.3 Enviei. Aoristo epistolar. Melhor tradução: “estou enviando.

9.5 Não de avareza. O ensino neotestamentário sobre a contribuição salienta os seguintes pricípios: a) Voluntariedade (At 5.4; 2ª Co 8.11) e alegria (7); b) Destina-se principalmente aos irmãos na fé (Gl 6.10). É uma obrigação oral e sua falta mostra ausência do amor de Deus (1ª Jo 3.17; Tg 2.15,16). C) A sua finalidade é o afastamento dos crentes da miséria (8.14) e a criação neles do espírito de gratidão (9.12); d) A responsabilidade de contribuir pertence a aos membros do Corpo de Cristo (Mt 25.34-46); e) Os pobres não têm direito sobre os bens dos ricos, evitando, assim, a necessidade de trabalhar (2ª Ts 3.10) Tanto o egoismo como a ociosidade são condenados se exceção.

9.6 A lei da devolução opera tão certamente no mundo esppiritual e moral como no mundo físico (Lc 6.38).

* N.Hom. 9.89 A suficiência da Graça divina. 1) Toca em todas as áreas da vida (em tudo). 2) Opera em toda hora da vida (sempre). 3) Destina-se a toda boa obra na vida (Ef 2.10). Sufuciência (gr autarkeia). Esta palavra favorita dos estócos designava o homem completamente satisfeito com o mínimo das coisas materiais (cf Ep 4.11). Tal homem contente seria também generoso.

9.10 Como todo capitalista espera seu lucro, aquele que dá aos filhos de Deus necessitados terá o lucro duplo v.11.

*N. Hom. 9.13,14 Três benefícios através das ofertas: 1) Beneficia a nós os ofertantes – confirma nossa confissão do evangelho. 2) Beneficia aqueles que recebem a oferta – produz oraçao e amor naqueles que recebem em favor dos que dão (14). 3) Suscita glória e grtaça a Deus (13).

9.15 A salvação em Cristo é o dom inefável e motivação perfeita para incentivar todo e qualquer sacrifício.


Texto áureo: Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus, para destruir fortaleza; anulando sofismas e toda a altivez que se levante contra o conhecimento de Deus.

( 2ª Coríntios 10:4-5).

Favor ler 2ª Coríntios 10:1-18.

O apóstolo Paulo não queria ir aos coríntios “com vara” (10:1-2; 1ª Co 4:21), a fim de reprimir pessoalmente o mal. Preferiu escrever-lhes e aguardar o resultado que sua carta produziria. Alguns, porém, haviam tirado proveito da paciência do apóstolo e sua ausência para menosprezar seu ministério. A humildade, a mansidão e a benignidade cristã que Paulo manifestava (v1) serviram de pretexto para sua depreciação. O homem natural somente admira o que tem brilho ele julga segundo as aparências. Mas as armas de um saldado de Jesus Cristo não são carnais (v4). O capítulo 6 da epístola aos efésios as enumera. Lembremos como Gideão, Sansão, Davi, Ezequiel – para citar uns poucos – obtiveram suas maiores vitórias. Não nos deixemos seduzir por qualidades humanas como a eloqüência ou o carisma. Sigamos sempre a Palavra de Deus, e nunca aquele que a apresenta, por mais dons que essa pessoa tenha, ou por mais que tenhamos sido abençoados através dela.

Os homens se comparam a outros e se orgulham, num evidente sinal de falta de

40

Nenhum comentário: