segunda-feira, 7 de abril de 2008

EFÉSIOS - ANÁLIZE

Epístola de Paulo aos

Efésios

Análise

A epistola aos Efésios,de modo geral, apresenta doutrina na primeira metade e exortação na segunda metade; mas a linha divisória não pode ser t raçada de um modo absoluto. O discurso doutrinário é morivado pela situação prática, e as exortações são cravejadas com gemas da verdade.

O louvor inicial se transforma emexultação pelo plano de Deus relativo aos Seus santos, tocante à redenção por Jesus Cristo e a obra do Espírito Santo. Fazendo pausa apenas para duas orações (1.15-22 e 3.14-19), Paulo elabora o que fica envovido na rednção o no que tange ao livramento do pecado, à nova vida vitoriosa, ao mistério da unidade de todos os santos, e à união com Cristo.

Nas ultima metade, as questões éticas, da nova maneira de andar, do amor, da humildade, das relações humanas cxonstrutivas, e da guerra contra o mal mediante plena depéndência das realidades espirituais.

Autor

Paulo é, expressamente, o autor desta epistola. Nenhum erudito antigo parece trer discordado dessa opinão, e oos oponentes modernos têm tido de labutar contra avassaladora evidencia interna e histórica. Embora a epístola talvez também tenha tido a intenção de servir como carta circular para outras igrejas da Ásia, pouco espaço existe para dúvidas de que os escritor tinha em mente a igreja que ele fundara na grande metrópole de Éfeso. Tanto a evidência dos manuscritos como a evidência doutrinária, indicam que essa epístola já era associada ccom a igreja de Éfeso desde os tempos mais antigos. Paulo parece ter escrito essa epístola na proisão em roma, mas ou menos no mesmo tempo em que escreveu Filemom e Colossenses, e parece tê-la enviado por mãos do mesmo amigo, Tíquico, que tinha vindo visitá-lo (62 ou 63 d.C).

Bíblia Shedd.

Nenhum comentário: