Texto áureo: Tudo pois filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus...Participa dos meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus
(2ªTimóteo 2:1,3).
Favor ler 2ª Timóteo 2:1-13
“Fortifica-te na graça”, recomenda o apóstolo ao seu querido discípulo. Ele mesmo havia aprendido este segredo diretamente do Senhor “A minha graça te basta”, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza”(2ª Coríntios 12:9). Três exemplos – o soldado, o atleta e o lavrador – ilustram a renúncia, a obediência e a paciência do cristão. Estas são as características de um bom soldado: ele não se sobrecarrega com bagagem desnecessária; é disciplinado, a fim de agradar a seus superiores; sabem que o ofício de um soldado implica inevitavelmente sofrimento, perigos, golpes que precedem às recomendações honoríficas e condecorações. Isto é certo e toda a Escritura confirma: o nosso comportamento atual terá sua contrapartida eterna. Hoje, os sofrimentos e a morte com Cristo; amanhã, a vida com Ele, o reino e a glória eterna. Queridos amigos crentes, Jesus Cristo nos arregimenta sob Sua bandeira. Infelizmente, pode achar-se num exército desertores que renegam sua bandeira e o capitão (v.12; Judas 4). Existem mil maneiras, incluindo as silenciosas, de trair o nosso Capitão. Que o desejo de Obter Sua aprovação, secreta hoje, pública amanhã, faça de nós bons soldados, aptos para combater “o bom combate” (4:7-8 e 1ª Timóteo 612)!
COMENTÁRIOS
.* N. Hom. Cap 2 A analogia do pastor. 1) O pastor como filho, 1-2. 2) O pastor como soldado, 3-4. 3) O pastor como atleta, 5. 4) O pastor como lavrador, 6. 5) O pastor como trabalhador, 14-19. 6) O pastor como utensílio 20-22. 7) O pastor como escravo, 24-26.
2.2 O que de minha parte ouviste... transmite. Foi a fórmula para a expansão estraor5dinária da Igreja primitiva. Testemunhas. Podem ser: 1) as testemunhas da ordenação; 2) os presbíteros em 1ª Tm 4.14; 3) a mãe e a avó de Timóteo; 4) os ensinamentos que Paulo testificava.
2.3 Soldado. Mais uma figura da vida militar. Veja também Rm 6.13; 7.23;1ª Co 9.7; Ef 6.11-18.
2.4 Se envolve. O soldado deve sempre estar em estado de prontidão.
2.6 Trabalha (gr kopiaõ). “trabalhar intensamente”, “labutar”. O indolente não participa das vantagens (fp 1.22; Rm 1.13; tg 1.25).
2.8 Meu evangelho. Esta expressão de Paulo ocorre também em Rm 2.16 e 16.25. É “o evangelho de cuja pregação estou incumbido”.
2.9 Malfeitor (gre kakourgos). É o “praticante do mal”. Vocábulo usado para o criminoso. No NT só aparece aqui e em Lc 23. 32, 39, descrevendo os criminosos crucificados ao lado de Jesus. Os crentes foram tratados assim nas perseguições do Imperador Nero de Roma. Palavra... não está algemada. Os pregadores sofrem sanções e perseguições, mas a mensagem progride e vence.
2.11 Morremos. É o morrer para si mesmo e para o mundo. Isso ocorre quando a crente aceita pela fé o sacrifício de Cristo morrendo em seu lugar para dar-lhe a salvação.
2.12,13 Aqui estão em vista a perseverança do crente em crer e a perseverança de Cristo
111
Nenhum comentário:
Postar um comentário