domingo, 6 de abril de 2008

TITO PAG. 119

2.3 Sérias (gr hieroprepei). Lit “própria para o templo”. Idôneas para uma vida religiosa, com a dedicação e consagração de sacerdotisas. Escravizados. Expressão mais forte do que a de 1ª Tm 3.6, por causa da severidade da corrupção da ilha de Creta.

2.5 Difamada. O evangelho, que dá grande valor à mulher, não tolera a inversão da ordem no sentido de ela dominar o marido.

2.8 Adversário. O pagão que está procurando algo para critcar.

2.9 Obedientes. Colocando-se em sujeição. Cf 1ª Tm 6.1-2n.

2.10 Ornarem (gr kosmeõ). Em textos não-bíblicos descreve a disposição agradável de jóias. Mostra como o bom comportamento do cristão faz aparecer no mundo a beleza do evangelho. * N. Hom. Três facetas da conduta cristã: 1) Para consigo mesmo – sensata, 2.12, cf 1ª Ts 2.10. 3) Para com Deus – piedosa, 2.12.

* N. Hom. 2.11-13 Os três tempos da salvação: 1) Passado – “a graça de Deus se manifestou”. 2) Present - “ensinando-nos”. 3) Futuro – “guardando a bendita esperança”.

2.13 Manisfestação (gr epiphaneia, “aparição”, “epafania”). Na Bíblia, é a intervenção divina para socorrer, Gn 35. 7. É a luz brilhando nas trevas, Nm 6. 35. É a vinda da graça de Deus.

2.14 Remir-nos (gr lutroõ). “Resgatar”, libertar algo ou alguém mediante um preço. Juntamente com a expressão se deu por nós é a expiação substituta. Cg 1ª Tm 2. 6 e Mc 10.45; a vida de Cristo dada em resgate.


Texto áureo: Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas cousas...sejam solícitos na prática de boas obras....para não se tornarem infrutíferos (Tito 3:8 e 14).

Favor ler Tito 3:1-15

Nossa conduta para com as autoridades e para com todos os homens deve ser necessariamente, um contraste com o que “outrora éramos” antes de nossa conversão. Esta lembrança de nosso triste estado de outrora é apropriada para com todos os homens”(v.2 Filipenses 4:5). Longe de nos posicionar acima deles, podemos convidá-los, por nosso próprio exemplo, a aproveitar a mesma graça que nos regenerou. Esta epístola menciona seis vezes as boas obras (Tito 1:16;27 e 14; 3:1,8 e 14), Sob o pretexto de que elas não têm nenhum valor para a salvação (v.5), corremos o risco de subestimar sua importância e somos envergonhados pelas obras de outros cristãos menos instruídos em outros pontos da doutrina. Pelo contrário, precisamos ser “solícitos na prática de boas obras” (v.8), com dupla finalidade: em primeiro lugar, a fim de que elas sejam proveitosas aos homens (v.8); e por último, a fim não nos tornamos “infrutíferos”(.14). O Senhor se compraz em produzir este fruto na vida dos Seus. É Ele quem também aprecia o valor deste fruto Uma obra só é boa feita para Ele. Se Maria tivesse vendido o seu perfume para proveito dos pobres, teria feito uma boa obra aos olhos do mundo, mas, ao derramá-lo aos pés do Senhor, ela soube fazer uma boa obra para com Ele (Mateus 26:10).

COMENTÁRIOS

119

Nenhum comentário: