segunda-feira, 7 de abril de 2008

EFÉSIOS PAG. 64

um Senhor é-nos ensinada uma cristã, e um batismo confere o nome e a responsabilidade do cristão (mas os homens falarão do batismo de sua religião!). Finalmente, um mesmo Deus e Pai, de quem tudo e todos procedem, tem sobre nós Seus direitos divinos.

O Senhor, como Homem glorificado, subiu acima de todos os céus depois de haver descido à morte. Agora Ele distribui aos Seus os vários dons de Sua graça. Temos nos submetido a Ele?

COMENTÁRIOS

4.1 Vocação. Somos chamados a viver uma vida de tal modo exemplar que o mundo não possa negar que somos filhos de Deus. As qualidades do v 2 são imprescindíveis (Fp 2.1-4).

4.4-6 A unidade dos sete elementos que formam os alicerces do cristianismo apela insistentemente par uma unidade correspondente aqueles que confiam nesse fundamento. Todos pertencem ao Corpo de Cristo, têm o mesmo Senhor e são filhos do mesmo Pai. O único batismo pode referir-se ao batismo de Cristo por nós (cf Mc 10.38; Lc 12.50) que compartilhamos simbolicamente no nosso batismo (Rm 6.3 -5). Compare 1ª o 5. 6-8 onde João afirma a unidade dos três elementos, água, sangue e Espírito no batismo de Jesus Cristo.

4.6 Temos aqui uma afirmação da soberania, providência e graça proveniente de Deus.

4.7-16 Cada um. Todo membro da Igreja tem uma função a desempenhar para o bem do corpo. Toda responsabilidade e poder são recebidos de Cristo que concede os dons à igreja para o seu aperfeiçoamento que resulta não só em crescimento em número como também em varonilidade, i.e., firmeza na doutrina verdadeira (cf 14.15).

4.11 Pastores e mestres. São dois aspectos de um só ministério.


Texto áureo:...quanto ao trato passado, vos despojais de velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade (Efésios 4:22-24).

Favor ler Efésios 4: 13-24

A maioria dos jovens se sente ansiosa para desfrutar os privilégios dos adultos. Em troca, não importa a esses jovens continuar, às vezes durante toda a sua vida, num estado espiritual infantil. Os vv. 13 e 16 descrevem o crescimento harmonioso do corpo de Cristo, do qual fazemos parte. Este crescimento é resultado do desenvolvimento de cada crente.E no Senhor Jesus que a “perfeita varonilidade” atinge a sua completa estatura. Cristo é em Si mesmo uma “plenitude” (V.13;1João 2:13). Em troca, uma criança, por falta de estabelecimento na verdade, permanece vulnerável a todo tipo de erro. Quão perigoso é esse estado! Assim vemos em que trevas morais e espirituais o mundo imerso por ignorar a Deus (vv.17-19). Nós, que fomos ensinados segundo a verdade que ha em Jesus, mostremos, por meio de nossa conduta, como temos “aprendido a Cristo” (v.20). A nossa

64

Nenhum comentário: