segunda-feira, 7 de abril de 2008

1ª ORÍNTIOS PAG. 5

Que...? Quem...? salientando as funções, não as pessoas. Servos (gr diakonoi) de nível humano, que em si mesmo não têm nem mensagem nem poder.

3.8 As funções são de importância igual e complementares. Galardão. É o “salárioque depende do êxito mas do trabalho.

3.9 Lavoura. É o campo que Deus está lavrando (Jo 15.1). De Deus. Três vezes em posição enfática no grego.

3.10,11 Paulo era o “mestre construtor” (gr architektõn), capacitado pela graça (Rm 12.3) do Arquiteto que lhe deu o projeto.

3.12 Ouro, prata, pedras preciosas (ou mármore) foram usados na construção de templos; os outros materiais, em casas humildes.

3.13 O Dia ...(do juízo). Está sendo revelado pelo fogo.O verbo indica absoluta certeza. Na perseguição e julgamento avalia-se o trabalho.

3.14,15 Galardão. salário” (cf. Ap 22.12; Lc 19.16-19).


Texto áureo: Eu [disse Jesus] sou aquele que sonda mente e corações, e vos darei a cada um, segundo as vossas obras

(Apocalipse 2:23).

Favor ler 1ª Coríntios 3:16-23; 4:1-5

Além de autênticos obreiros que podem estar fazendo um trabalha deficiente (v.15), ainda existem os falsos servos que corrompem o templo de Deus (v. 17). Que ninguém se engane acerca de si mesmo, do que é e do que está fazendo! (v.18). Cuidado também com os valores e raciocínios humanos. São referências enganosas! A sabedoria de Deus é loucura para o mundo (v.19). Dependendo do alvo que temos em vista, buscaremos orientação por uma destas sabedorias. “O homem natural” sente pena do cristão que, em sua opinião, está sacrificando as vantagens e prazeres do presente por um futuro vago e incerto. Que bom seria se todos nós sofrêssemos deste tipo de loucura! O que são essas miseráveis variedades em comparação com aquilo que nós, os cristãos, possuímos? Todas as coisas são nossas porque nós somos de Cristo, a quem tudo pertence. Sob Sua dependência, podemos dispor de tudo o que precisamos a Seu serviço. Porém, o mais importante é que cada um seja “encontrado fiel” (4:2). Cada um, pequeno ou grande, é um administrador e receberá o seu louvor. Este não virá da parte do seu irmão, mas, sim, dAquele que conhece o coração do homem (V. 5; ver também 2ª Timóteo 2:15).

COMENTÁRIOS

3.16 Santuário (gr naos). Um somente, no qual existia o lugar santíssimo. Os templos pagãos tinham seus deuses; o templo de Jerusalém tinha um símbolo da presença divina, mas o Espírito de deus habitava no Templo que é a Igreja Universal que se manifesta na igreja local.

3.17 A penalidade para a profanação do templo era a exclusão (Nm 19. 20) ou a morte (Lv 15. 31). Aqui não se trata de mão de obra inferior mas da destruição da comunhão, a realidade mais preciosa da igreja.

5

Nenhum comentário: