segunda-feira, 7 de abril de 2008

GÁLATAS PAG. 51

soal do apóstolo Paulo; capítulos 3 e 4; doutrina da salvação pela fé; capítulos 5 e 6 vida prática do crente sob a graça. O coração do apóstolo está consternado; seu zelo pela verdade é equiparado a seu amor pelos pobres gálatas. Que espírito de erro pôde fasciná-los a ponto de esquecerem a graça de Deus? Infelizmente muitos crentes se parecem com eles. Cristo crucificado foi exposto ante seus olhos (v.1). Eles creram nEle e receberam mediantre o Espírito Santo a segurança da salvação. Mas não confiaram a Ele a direção da vida cristã. “Tendo começado no Espírito”, acabaram agora na carne (v.3). Você realmente pensa que Deus, depois de nos ter justificados, pode contar conosco para terminar a sua obra? Não, e por issso a mesma fé que n os salva é também a quelaa de que necessitamos para viver (v.11). A justa lei de deus, em contraste, só podia nos fazer morrer, amaldiçoar-nos, pois éramos incapazes de cumpri-la. Foi necessário que Cristo nos substituísse sob essa maldição. Ele pagou o terrível preço para nos redimir. Cristo suportou a maldição da lei quando tomou, sobre a cruz, o lugar que nós mercíamos. Seja Ele sempre bendito por isso!

COMENTÁRIOS

3.1 Fascinou. Tem a idéia, no original, de encantar pelo olhar e por meio de palavras como um feiticeiro. Exposto. Como num quadro ou cartaz. Deixando de contemplar a Cristo crucificado, foram seduzidos pelo erro.

3.2-6 Estes vv descrevem o poder do evangelho em contraste com a lei. 1) Receberam o Espírito. 2) o aperfeiçoamento é autêntico. 3) O sofrimento tem um valor real (cf Rm 8.18; 2ª Tm 2.12). 4) Milagres foram operados. 5) As Escrituras garantem a justiça imputada pela fé.



COMENTÁRIOS


3.6 Imputado. Tem o sentido de calculado. Abraão correspondeu com a exigência de fé e Dues o aceitou nessa base. O argumento dos judaizantes, baseado em Gn 17, afirmava que as bênçãos divinas foram prometidas a Abraão e aos seus filhos. Para se tornar “semente” de Abraão e ser incluído na sua linhagem, era necessário ser circuncidado. Não! Diz o apóstolo. O que importa não é ser filho na carne mas no espírito, pela fé (Rm 4.9-12).

3.10 São das obras. Significa que confiam nas obras da lei. A condenação aplica-se a todos os que estão debaixo da lei que era impossível de ser guardada (cf At 15.10; Rm 7).

3.13 Resgxatou (gr exegorasen, “comprou para fora de”). A perfeição de nosso Senhor não era simplesmente em guardar a lei sem falha, mas em se unir com os transgressores dessa lei, tomando sobre sí a maldição por eles merecidas (Hb 2.10-15), e pagando sua penalidade.


Texto áureo: Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei, e nela encerrados, para essa fé que de futuro haveria de revelar-se... Mas, tendo cindo a fé, já não permaneceremos subordinados ao aio... Porque todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes.

(Gálatas 3:23, 25,27).


Favor ler Gálatas 3:15-29.


O apóstolo explica por que a lei em nada muda as promessa divinas. Estas for-


51

Nenhum comentário: