segunda-feira, 7 de abril de 2008

EFÉSIOS PAG.62

Favor ler Efésios 3:1-12

Este capítulo constitui um parênteses, para dar mais luz ao ministérioagora revelado – o qual é o tema da passagem (vv. 3:9),o ministério de Cristo e da Igreja. Se a sabedoria divina pode ser contemplada na criação (Salmo 104:24; Provérbios 3:19), quanto mais brilha nos imutáveis conselhos de Deus no tocante à glória e ao eterno gozo de Seu filho amado! Essa multiforme sabedoria”se manifestou de modo soberano e inteiramente novo por meio da Igreja. Os anjos a admiram; os gentios, até então sem esperança, receberam essa boa nova (v.8). a Paulo, mediante um chamado especial, foi dada esta revelação. cuja magnitude o diminui a seus próprios olhos (v.8). Ele foi encarregado da tarefa de tornar conhecidas a todas as riquezas da graça (1:7;2:7) e da glória divina (1:18; 3:16). A promessa do Salmo 84, v.11, “O Senhorgraça e glória”, foi cumprida na cruz. Esses dons, maravilhosos e gratuitos, são nossos de agora em diante.

Quem de nós quando criança, não sonhou em descobrir um tesouro? Não existe tesouro maior que essas “insondáveis riquezas de Cristo”. Que Ele mesmo nos conceda necessária para estimá-las acima de tudo e para nos apoderarmos delas.

COMENTÁRIOS

3.2-13 Forma um parênteses sobre a missão de Paulo aos gentios. A oração iniciada em 3.1 continua no v. 14.

3.3 O mistério vem descrito e analisado no v 6. É simplesmente “Cristo em vós (gentios) a esperança da glória” (Cl 1.27).

3.8 O menor de todos. É uma confirmação da autoria paulina de Éfeso em oposição aos eruditos modernos que a negam (cf 1ª Tim 1.15, 1ª Co 15.9).

3.10 Principados e potestades. Refere-se tanto aos anjos como também às hostes nefastas do diabo ou demônios (cf 1.21; 6.16). Seus conhecimentos são limitados pela vontade de Deus (cf Jó 1.11; a opinião errada do diabo).

3.11 Eterno propósito. Todos os desígnios de Deus se centralizam no Filho do Seu amor (Mt 28.18).


Texto áureo: ...assim habite Cristo nos vossos corações, pele , estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento (Efésios 3:17-19).

Favor ler Efésios 3:13-21

Esta nova oração do apóstolo é dirigida ao “Pai” de nosso Senhor Jesus Cristo (v.14; comparar com 1:16-17) . Queaquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quando pedimos, ou pensamos” (v.20) conceda o desejo do apóstolo com respeito a cada um de nós. Que nos faça compreender algo de sua glória, a qual é, em todo o sentido, insondável e eterna. Porém, por mais maravilhosas e infinitas que sejam as perspectivas dessa glória, não fixam nem retêm nossas afeições. Eis por que o apóstolo

62

Nenhum comentário: