segunda-feira, 7 de abril de 2008

COLOSSENSES PAG.79

Texto áureo: Transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra, e crescendo no pleno conhecimento de Deus (Colossenses 1:9-10).

Favor ler Colossenses 1:1-11

Esta epístola é dirigida a uma igreja que Paulo nunca havia visitado (2:1). Colossos parece ter recebido o Evangelho por intermédio de Epafras, um servo de Deus de quem é dado aqui (vv.7-8) e no capítulo 4:12-13 notável testemunho. Segundo a sua prática, o apóstolo destaca em primeiro lugar todas as coisas boas possíveis que se distinguir nos crentes a quem escreve. Inspiremo-nos em seu exemplo. A , a esperança e o amor eram o triplo e completo fruto produzido pelo Evangelho em Colossos (vv. 4-5). Mas o que alimenta a , sustenta a esperança e renova o amor é o conhecimento de Deus (v.10). Ademais, o apóstolo pede em sua oração que os colossenses sejam cheios desse conhecimento. A conduta cristã deles – e a nossa – deve obedecer a um duplo motivo: frente aos outros, mostremo-nos dignos dAquele a quem confessamos pertencer; e sobre tudo, frente ao Senhor, se O amamos, busquemos agradar-lhe em tudo.

Veja finalmente no v.11 por que toda a força do Senhor é exigida. Não é para um combate espetacular, nem mesmo para proclamar o Evangelho. É simplesmente para ter paciência e longaminidade... com gozo. Estas são vitórias que temos a oportunidade de experimentar a cada dia.

COMENTÁRIOS

1. 2,3 Pai. Temos a graça e paz de Deus nosso Pai somente porque Ele é Pai de nosso Senhor (3)

* N.Hom. 1. 4, 5 Quem são os santos? 1) São os incorporados, em Cristo – passado (4). 2) São os que têm amor fraternal – presente. 3) São os que têm uma esperança segura nos céus – futuro (5). Notam-se os mesmos princípios em 1ª Co 13. 13 e 1ª Ts 1.3.

1.6 Produzindo fruto e crescendo. O verdadeiro evangelho tem sua própria energia, suficiente para se divulgar por todo o mundo (Rm 1.16; 10. 18).

1.7 Conservo é um título favorito de Paulo para indicar aqueles que compartilham com ele o ministério (cf 4. 7 – Tíquico). Epafras estabeleceu as igrejas de Colossos, Laodicéia (cf Ap 3. 14) e Herápolis (4. 13) durante a jornada de Paulo em éfeso (At 19.10).

* N.Hom. 1.9-11 Viverdes de modo digno do Senhor, significa conservar: 1) A cabeça sábia (v 9); 2) Os pés firmes (v 10ª); 3) As mãos ocupadas (10b); 4) As costas fortes (v 11); 5) O rosto alegre (v 11b).

1.10 Conhecer a Deus significa possuir vida eterna (Jo 17.3). Pleno conhecimento é perfeita comunhão que resulta em pleno conhecimento de sua vontade (v9).

1.11 Todo o poder só pode ser do Espírito Santo (cf At 1.18). Força de sua glória refere à ressurreição e ascensão (Rm 6.4).


Texto áureo: Ele é a cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o principio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as cousas ter a primazia, porque aprouve a Deus que

79

Nenhum comentário: