domingo, 6 de abril de 2008

2ªTESSALONICENSES PAG. 95

Texto áureo: Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para outros, vai aumentando (2ª Tessalonicenses 1:3).

Favor ler 2ª Tessalonicenses 1:1 – 12

As perseguições das quais os tessalonicenses eram vitimas lhes haviam aumentado a , fazendo-lhes abundar em amor e manifestar sua paciência. O que, pois, lhes faltava e por que o apóstolo julgou necessário dirigir-lhes esta segunda epístola? Aqui a esperança não é mencionada, tampouco o gozo do Espírito Santo (comparar 1ª Tessalonicenses 1:3,6). Paulo coloca ante eles as verdades convenientes para reanimar estes sentidos em seus corações. O triunfo de seus perseguidores e seus próprios sofrimentos não são mais que temporários: “O Senhor, Deus que dá a paga, certamente lhe retribuirá” (Jeremias 51:56). Esta “paga”, tanto dos fieis como dos ímpios, ocorrerá no dia do Senhor. Está ligada à Sua gloriosa manifestação. A mesma penalidade – “eterna destruição” – alcançará os pagãos que voluntariamente permanecem na ignorância de Deus e aqueles que são cristãos de nome masnão obedecem ao evangelho” (v.8). ao mesmo tempo, os santos – “todos os que crêem” – serão visto na companhia do Senhor, associados à Sua admirável glória (v.10 Mateus 13:43). Mas a vontade de Deus e a oração do apóstolo é que, desde , o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja glorificado em cada um dos que Lhe pertencem.

COMENTÁRIOS

1.1 Silvano é o mesmo Silas (ver 1ª Ts 1.1n). Silas e Timóteo ainda estavam com Paulo em Corinto. A primeira pessoa plural é usada nesta epístola, exceto em 2.5.

1.3 Como é justo. É possível que os Tessalonicenses protestaram o louvor a seu respeito na primeira carta. Paulo, porém, declara que longe de ser lisonja, a fé e o amor deles o obrigam a dar graças a Deus. Cresce sobremaneira (g huperauxanei) é a palavra que descreve crescimento orgânico como de uma planta com vida própria abundante. “As deficiências” da fé sem dúvida já foram superadas, cf 1ª Ts 3.10. Vai aumentando (gr pleonazei) acentua crescimento em área por larga distribuição.

1.5 Sinal evidente. A constância dos crentes em face de perseguição é prova de que Deus os achará dignos de entrar no Reino (1ª Pe 1. 5,7) e, ao mesmo tempo, confirma o julgamento justo dos perseguidores (v 9).

1.9 Eterna Destruição, não é aniquilação,,mas banimento da presença do Senhor. É o contrário da vida eterna, essa vida na presença e comunhão de Deus através de Cristo, que pode ser gozada agora e durará para sempre.

1.10 Quando. No original, dá a entender que o tempo é desconhecido. Glorificado nos seus santos. A nossa esperança não é somente sermos “semelhantes a Ele” (1ª o 3.1) mas também refletirmos como num espelho a glória inefável do nosso Senhor. Toda a operação do amor de Deus agora como na vinda do Senhor tem a finalidade de glorificar Jesus Cristo.

* N,Hom. 1.11 Deus é o Único que pode nos tornar dignos de Sua vocação. 1) Ele é a fonte de todo propósito nosso de fazer o bem; 2) Ele fornece o poder para o cumprir (f Cl 1

95

Nenhum comentário: