domingo, 6 de abril de 2008

2ª TESSALONICENSES PAG.97

tém (cf Mt 24.14; 28.19,20; Mc 13.10; Ap 5.9-11; 7.; 15.4, etc.) Nesse caso “aquele” seria talvez uma referência a Paulo (cf Rm 15.16-24) e os que seguem nos seus passos.

2.7 Mistério salienta uma origem sobrenatural (cf Cl 1.26,27; 1ª Tm 3.16) enquanto “iniqüidade” caracteriza o anticristo (vv 3,9), dando ênfase à força da oposição a Deus que já opera no mundo (cf Jo 2.18) até atingir o seu clímax na remoção do detentor.

2.8 Manifestação (gr epiphaneia; cf 2.1n). Basta Cristo se manifestar para destruir (gr katergesei, “paralisar”, não aniquilar” o inimigo!

2.9 O iníquo é a contrafação de Cristo. Ambos têm as suas vindas: aquele operará milagres e prodígios pela energia satânica; Cristo faz suas obras no poder de Deus (cf Jo 14:10).

2.10-13 Faltando amor à verdade por ter prazer na injustiça (v 12; cf Jo 3. 19,20) , os que estão perecendo não podem escapar ao engano do anticristo (v 10); porém, tudo isto não indica que Deus perderá o controle. Tudo está nas mãos de Deus, tanto as forças do erro (v 11) como o amor acolhedor pelos salvos (v 13). Santificação. Vd. 1ª Ts 4.3;cf 1ª Pe 1.2.

2.14 Alcançardes a glória, i.e., tornar parte na Segunda Vinda ou “manifestação de Cristo” (Rm 8.29,30).

2.17 Consolem (gr parakaleõ) significa mais do que consolar inclui a idéia de estabelecer por exortação e encorajamento (Rm 12.1). O sentido etimológico é “chamar ao lado” ou “advogado” (1ª Jo 2.1) que também é um título do Espírito Santo (Jo 14. 16,26, etc).


Texto áureo: Nós também temos confiança em vós no Senhor, de que não estais praticando as cousas que vos ordenamos, como continuareis a fazê-las

(2ª Tessalonicenses 3:4).

Favor ler 2ª Tessalonicenses 3:1-18

Paulo pede as orações dos santos: “Orai por nós” (v.1;1ªTessalonicenses 5:25). Ele mesmo não cessava de orar por eles (1:11). E contava com o fiel Senhor para fortalecê-lo e guardá-los do mal. Também contava com a obediência deles e esta incluía simplesmente o cumprimento de suas tarefas cotidianas. Mas alguns em Tessalônica haviam deixado de trabalhar. que o Senhor estava vindo – pensavam elespara que cultivar o campo e ocupar-se com os negócios da vida presente? O triste resultado era que eles estavam intrometendo-se na vida alheia (v.11; ver 1ª Timóteo 5:13). Paulo protestou com veemência. Nada em seu ensinamento podia dar pretexto a semelhante desordem (v.6-7 e 11; comparar 1ª Tessalonicenses 4:11). Ao contrário Paulo havia trabalhado com as próprias mãos exemplarmente, a fim de não ser um peso a ninguém (v.8). E o exemplo supremo é “constância de Cristo” (v.5), que permanece à espera do momento em que haverá de apresentar-Se à Sua amada igreja. Com as epístolas aos Tessalonicenses chegamos ao fim das cartas que Paulo escreveu a sete igrejas muito diferentes. Nelas, são tratados vários aspectos da vida e da doutrina cristã, desde a aquisição da salvação na epístola aos Romanos até a glória vindoura em Tessalonicenses.Todos estes ensinamentos são de grande valor para nós. Que o Senhor nos ajude a retê-los a fim de que possamos permanecerfirmes” (2:5).

COMENTÁRIOS

97

Nenhum comentário: