segunda-feira, 7 de abril de 2008

1ª CORÍNTIOS PAG. 19

Texto áureo: Somos membros uns dos outros

(Efésios 4: 25).

Favor ler 1ª Coríntios 12:14-31

Quando olhamos nosso corpo, ficamos maravilhados! “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste” exclama o rei Davi no Salmo 119:14. Sim, que diversidade e, contudo, que harmonia há neste complexo conjunto de membros e órgãos, no qual até mesmo o menor tem sua função e sua razão de ser! O olho e o dedinho da mão, por exemplo, não podem trocar de lugar. Porém, o segundo permite tirar o grãozinho de poeira que irrita o primeiro. Basta que somente um órgão não funcione adequadamente para que logo o corpo inteiro esteja doente.

Tudo isso tem seu equivalente na Igreja, o corpo de Cristo.“Os membros do corpo que parecem ser mais fracos, são necessários”(v.22), e cada um deve tomar o cuidado de não menosprezar sua própria função (vv.15-16), nem a dos demais (v.21). Uma crente idosa ou enferma poderá manter, através da oração ou de uma palavra de sabedoria ou da ajuda financeira, o ministério de um evangelista ou pastor. Assim, pois, que cada um use para os outros o que tem recebido, como bons administradores “da multiforme graça de Deus” ( 1ª Pedro 4:10).

COMENTÁRIOS

12.14-20 A diversidade no Corpo não surge por acaso; é planejada por Deus e essencial. Por isso, não deve existir inveja, vanglória, timidez, preguiça ou ambição.

12.21 Os membros bem dotados não podem funcionar no Corpo sem o apoio e serviço dos menos dotados.

12.22 Fracos. Doentes são melhores que mortos. Devem ser cobertos (com roupa no corpo). Com amor, apoio e oração (Gl 6.1,2; Tg 5.13-16).

12.24,25 Coordenou. Harmonizou, como a música ou as cores de um quadro, sem discordância ou divisões. Igual cuidado. Porque são membros do Corpo, não porque são simpáticos.

12. 27 Vós Enfático, apesar dos defeitos. A igreja local é um microcosmo da igreja universal.

12. 28 Estabeleceu. Os ministérios e os dons são dois lados da mesma moeda. Quem tem uma chamada para um serviço recebe os dons necessários. Apóstolos. Os Doze e talvez uns poucos outros pessoalmente comissionados por Cristo. Receberam autoridade especial para colocar o fundamento da Igreja (Ef 2, 20; Jd 3). Em sentido mais amplo, apóstolo pode significar “missionário”. Profeta. Trouxeram mensagens de significação mais temporária. Mestre. Ensinavam aos cristãos as verdades já reveladas (Ef 4.11s) e sua aplicação prática. Milagres (10; At 5.12, etc.). Socorro aos necessitados (cf Rm 12.8). Governos. Um dom de administrar, normalmente exercido pelos presbíteros (cf At. 15.6,22; 1 Tm 3.5; 5.17). Línguas. Três vezes aparece por último nas listas por ser de menos valor para a igreja. A lista não está completa. Veja Rm 12.6ss; Ef 4.11ss.

12.31 Procurai com zelo (gr zelout, mesma palavra em 14.1). Indica dedicação ardente e cuidadosa, não para conseguir, mas para usar e receber os benefícios. Os dons são dados em potencial; devem ser desenvolvidos.

19

Nenhum comentário: