domingo, 6 de abril de 2008

2ª TIMÓTEO PAG. 113

-21. 4) Rejeitar o comportamento deles, 22-26. Nada justifica a traição da verdadeira doutrina bíblica dentro de uma comunidade cristã.


Texto áureo: Tu, porem, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste. E que desde a infância sabes as sagradas letras...Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a na correção, para a educação justiça Timóteo 314-16).

Favor ler 2ª Timóteo 3:1-17

O sombrio retrato moral dos vv.2 a 5 é similar ao do primeiro capítulo da epistola aos Romanos, vv.28 a 32, com a diferença de que aqui não se descrevem os pagãos, mas sim as pessoas que se consideram cristãs! E, o que é mais grave, a forma de piedade – a hipocrisiacobre esses horrendos traços com um verniz enganoso. Com um “tu, porém”, o apóstolo volta a interromper-se (vv.10 e 14; 4:5). De um lado vemos essas pessoas imoraisque aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade(v.7); do outro, vemos o jovem servo de Deus, educado desde a infância com “as sagradas letras(v.15). Sob a influência de uma mãe e de uma avó piedosas (1:5). Bem-aventurados os que desde a infância, têm sido assíduos leitores da Palavra de Deus! A eles e a todos nós, é dirigida esta exortação: “Permanece naquilo que aprendeste” (v.14).

O v.16 estabelece a plena inspiração de toda a Escritura, assim como sua autoridadepara o ensino, para a educação, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”. A Palavra de Deus alimenta e forma o homem de Deus. Timóteo era um, apesar de sua juventude. Esse título de “homem de Deus(v.17; 1ª Timóteo 6:11) é mais nobre ainda que o de soldado, obreiro ou servo do Senhor (2:3, 15 e 24). Deus mostra aqui como nos tornamos “homens de Deus”. Que Ele nos também o desejo de alcançarmos tamanha glória.

COMENTÁRIOS

3.2 Egoistas (gr philautoi). “Amadores de si mesmos”. Esta é a situação que dá origem aos demais pecados alistados. A corrupção moral procede do amor impropriamente dirigido. Blasfemadores (gr blasphemoi) .Lit “pessoas que falam aquilo que danifica”.

3.3 Caluniadores (gr diaboloi). “Lançadores de “contendas”, “diabos”. Cruéis (gr naemoroi). “Selvagem. “rude”.

3.5 Forma de piedade (gr morphe). “Esboço”, “forma”. Tratase da parte superficial da piedade, enquanto a realidade do pode efetivo de Deus é rejeitada. O evangelho não se tornou uma força regeneradora na experiência deles, pois não se converteram sinceramente.

3.6 Cativar mulherinhas. Mulheres ignorantes e facilmente iludidas em virtude de apetites inclinados ao sensualismo. Sem caráter.

3.7 Estas mulheres só querem receber mais aulas, mas nada aprendem.

3.8 Janes e Jambres. O Targum de Jônatas que interpreta Ex 7.11, dá estes nomes aos mágicos da corte de Faraó no tempo do Êxodo.

* N. Hom. 3.1-9 Os sinais do período imediatamente antes da consumação do mundo

113

Nenhum comentário: