domingo, 6 de abril de 2008

2ª TIMÓTEO PAG.114

são: 1) Perturbações fora do comum, v 1; 2) Egocentrismo e crueldade da parte dos homens, vv 2-5; 3) )posição levantada por falsos mestres vv 6-9.

3.13 O progresso caminha na direção do pior, simplesmente porque o pior já tinha sido escolhido como alvo da vida.

* N. Hom. 3.10-16 Bases para a firmeza do jovem crente. 1) O crente maduro na fé Paulo): a) no seu ensino, v 10; b) nas suas virtudes cristãs, v 10. 2) O crente na perseguição: a) na vida dos outros, v 11; b) na sua própria vida, v 11. 3) A Palavra de Deus na vida do crente vv 15-16.


Texto áureo: Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus... pregue a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longaminidade e doutrina (2ª Timóteo 4:1-22).

Favor ler 2ª Timóteo 4:1-22

Ainda que muitos se recusem a dar ouvidos à verdade (v.4). o servo do Senhor deve pregar, advertir, instarquer seja oportuno, quer não”, corrigir, repreender, exortar...numa palavra, cumprir cabalmente seu ministério. Sua carreira tinha sido completada. Os desportistas sabem que uma competição nunca está decidida antes da linha de chegada. Abandonar a competição ou ser ultrapassado nos últimos metros é perder toda a corrida... juntamente com o prêmio. Os passos finais são freqüentemente os mais difíceis. O amado apóstolo nos dá uma comovedora idéia das condições finais de seu combate e de sua carreira: prisão, frio e nudez (ver 1ª Coríntios 4:11; 2ª Coríntios 11:27; aqui ele pede a sua capa 14-15), seu comparecimento perante César (Nero) na ausência de todos os seus amigos (v.16). Estes se haviam dispersado. Até Demas o havia abandonado. Nós não podemos fazer parte dos amam “o presente século” (v.10) e, ao mesmo tempo, dos que amam a vinda do Senhor (v.8). E a epístola termina mencionando o supremo recurso num tempo de ruína: a graça. Esta era a saudação do apóstolo (1:2). Que esta graça esteja com cada um de nós.

COMENTÁRIOS

4.1 Conjuro-te. Uma palavra solene, o desafio final. Paulo, ao encarar o fim da sua vida, contempla o Julgamento Final, cf Rm 2.16; At 17.31 1ª Co 4.5. Aqui, a segunda vinda e o reino são futuros.

4.2 Insta. O ministro cristão sempre se conserva em estado de prontidão para pregar em cada ocasião que se oferece. Exorta (gr parakeleõ). “Consolar, encorajar, exortar”, cf o Paracleto. * N.Hom. Os três verbos, 1) Corrige – apela para a razão; 2) Repreende – apela para a consciência; 3) Exorta – apela para a vontade.

4.4 Se recusarão. Uma ação deliberada, que se torna inevitável na medida em que as pessoas se deixam atrair pelas doutrinas falsas.

4.5 Sóbrio. Significa “lucidez moral”, “vigilância”, contrastando com “adormecido”, “embriagado” e “ insensível”. Vem do verbo gr nephõ. Cf 1ª Ts 5. 6, 8 onde trata da segunda vinda de Cristo. Ministério (gr diakonia ). São as várias funções do ministro de Cristão: o

114

Nenhum comentário: