segunda-feira, 7 de abril de 2008

GÁLATAS PAG.54

4.9 Conhecidos por Deus (cf 1ª Co 8.3; 2ª Tm 2.19). Indica mais do que uma referência à iniciativa divina; é o reconhecimento da parte de Deus que somos Seus filhos (cf Mc 1.11; Mt 7.23, Jo 10.15).

4.14 Enfermidade... tentação. O v 13 dá a entender que Paulo foi pregar aos gálatas, em, parte, por causa de uma enfermidade que possivelmente seria a malária que abundava em Perge no litoral da Ásia Menor (At 13.14), mas não no interior mais alto. Porém, alguns vêem nas palavras “tentação”, “desprezo”, uma possível alusão à epilepsia (cf 2ª Co 12.7).


Texto áureo: Pela peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas como Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador. (Hebreus 11:9-10).

Favor ler Gálatas 4:19-31

O apóstolo está cheio de angústia e perplexidade. Terá sido em vão seu paciente trabalha? (v.11). Ele se sente obrigado a voltar a ensinar aos gálatas os rudimentos do Evangelho. Aproveitando a oportunidade para voltar a aprendê-lo com eles. Paulo lamenta não poder ensinar de viva voz a seus filhos espirituais (v.20), mas compreendemos a razão disso: Deus queria dar-nos esta epístola. Contudo, você dirá, nós dificilmente correríamos o mesmo risco hoje de colocar-nos novamente sob a lei. Quão pouco nos conhecemos! Cada vez que nos comprazemos em nossa conduta, com a impressão de que em troca dela Deus nos deve algo, isso não é nem mais nem menos que legalismo. Cada vez que tomamos uma resolução sem contar com o Senhor, cada vez nos comparamos a outros para o nosso proveito próprio,manifestamos esse espírito de justiça própria, inimigo declarado da graça (v.29). Para ilustrar essa inimizade, Paulo usa os dois filhos de Abraão. Isaque, o filho da promessa, é o único que tem direito à herança. Ismael, filho segundo a carne, nascido da escreva Hagar, não tem nenhum direito às riquezas e bênçãos paternas. Pertencemos todos à Jerusalém de cima? Com Abraão, Isaque e Jacó, somos “herdeiros com Ele da mesma promessa”, a cidade celestial? (v. 26; Hebreus 11:9-10 e 16).

COMENTÁRIOS

4.19 De novo.... dores de parto. Estes novos mestres almejavam as afeições dos gálatas sem direito a elas; enquanto o próprio apóstolo tinha a relação de mãe com seus próprios filhos. Filhos (gr teknia). É uma palavra tanto de brandura e doçura como também de censura. Está ligada ao contesto do embrião tornando-se em criança descrevendo a maneira que o crescimento espiritual produz a forma de Cristo no crente.

4.21-31 Uma alegoria (24) significa mais de que uma ilustração. Como um tipo, refere-se às verdades espirituais escondidas nos acontecimentos e personagens históricas. A velha aliança da lei e a circuncisão não passam de escravidão (tipificada por Agar e Ismael); enquanto a nova aliança da promessa (tipificada por Sara e Isaque) liberta a garante a herança da nova Jerusalém, isto é, o Céu, onde Cristo já reina em poder.


54

Nenhum comentário: