segunda-feira, 7 de abril de 2008

1ª TESSALONICENSES PAG. 87

Texto áureo: Pois estes mesmos, no tocante a nós proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro (1ª Tessalonicenses 1:9).

Favor ler 1ª Tessalonicenses 1:1-10

Ato 17 nos relata a curta visita de Paulo e Silas (ou Silvano v.1) a Tessalônica, onde ele havia proclamado e vivido o Evangelho (v.5). E os tessalonicenses, tendo-o recebido (v.6), por sua vez o praticavam. Sua obra era uma prova de (comparar Tiago 2: 18); seu trabalho confirmava seu amor, sua paciência proclamava qual era a grande esperança que por si podia sustentá-lo (v.3). O resultado foi que todo o mundo sabia que existiam cristãos em Tessalônica (v.7). Em minha vizinhança ou em meu lugar de trabalho todos sabem que sou crente? A conversão é o sinal público do novo nascimento, é a mudança de direção visível que corresponde à vida divina recebida na alma. Quando uma pessoameia-volta, não tem mais os mesmos objetivos diante de si (Gálatas 4:8-9). Daí em diante, os tessalonicenses deram as costas aos falsos e inanimados ídolos, para contemplar e servir a um Deus vivo, o Deus verdadeiro.

Os ídolos de madeira ou pedra do mundo pagão cederam lugar aos ídolos mais refinados do mundo cristianizado. Mas continua sendo verdadeiro que ninguém pode servir a dois senhores (Lucas 16: 13). A quem servimos: a Deus ou às nossas cobiças? A quem estamos esperando: ao filho de Deus ou à ira vindoura?

COMENTÁRIOS

1.1 Silvano é o companheiro de Paulo chamado Silas em At 15. 22,40; 16.19-25; 17.4, que junto com timóteo estavam com Paulo em Corinto, nesta altura. Senhor é a tradução de: Jeová na LXX, a Bíblia grega de Paulo. O título do Deus da Aliança do AT é dado no NT ao Cristo ressurreto e glorificado (Fp 2.9 -11).

*N.Hm. 1.3 Os sinais de um cristianismo real: 1) Fé que opera (gl 5.6) em deixar os ídolos e converter-se a Deus (9); 2) Amor que labuta (gr kopou) no serviço do Senhor (9); 3) esperança que se firma na paciência (gr hupomone) aguarda a Vinda de Cristo (v 10).

1.4 Vossa eleição. Deve ser “vossa eleição”. Tanto no AT onde Deus elege a nação de Israel para ser o Seu povo, como no NT, onde Ele escolhe indivíduos, devemos lembrar-nos que a salvação é toda dEle (cf 1ª Pe 1.1, Ef 1.4). Eleição é o amor de Deus em ação.

1.5 “O evangelho não é a apresentação de uma idéia, mas a operação de um poder. Quando o evangelho é pregado... o poder de Deus está em operação para a salvação dos homens, tirando-os dos poderes de destruição... e transformando-os para a nova era de vida”

1.6 Só o Espírito Santo é capaz de dar alegria no meio de grandes aflições e sofrimentos (cf Hb 12.1; Cristo suportou a cruz em alegria; cf 1ª Pe 1. 6,8; 4.13).

1.8 Repercutiu, como o som estridente de um clarim ou o estrondo de trovoada. Bastava somente contar a história dos crentes de Tessalônica para se realizarem novas conversões.

1.10 Ira vindoura refere ao julgamento final de Deus em justiça, então as profecias do AT

87

Nenhum comentário: