domingo, 6 de abril de 2008

1ª TIMÓTEO PAG.107

6.3 Palavras de nosso Senhor. O ensino de Jesus como padrão de fé.

* N> Hom. 6.4,5 O caráter dos falsos mestres. 1) Entendimento falso, v 4. Apesar de nada entenderem, estão enfatuados com a idéia de serem sábios. 2) Comunhão falsa, v 4. Começa com invejas e suspeitas e logo parte para as altercações e brigas, v 5. 2) Piedade falsa, v 5 A santidade original foi corrompida pelo desejo de ficar rico.

6.6 Contentamento (gfr autarkeia, “suficiência”). É aquilo que é suficiente em si mesmo. Cf expressões semelhantes em 2ª co 9.8; Fp 4.11. A piedade aliada a uma atitude de contentamento é preciosíssima (At 3.6).

6.9 Caem. São precipitados para dentro da armadilha. Ruína e perdição. Salienta-se aqui mais a condição de alma do que o lugar da punição.

6.10 Desviaram-se da fé. Indica que originalmente os falsos mestres se identificavam com a igreja e provavelmente estavam na liderança dela. Muitas vezes, os falsos mestres fazem todo o empenho para se infiltrar nas posições eclesiásticas chaves. Se atormentaram. Isto demonstra que o deus do materialismo é um deus cruel.


Texto áureo: Tu porem, ó homem de Deus, foge destas cousas; antes, segue a justiça, a piedade, a , o amor, a constância, a mansidão. Combate o bom combate da . Toma posse da vida eterna.... (Timóteo 6: 11-12).

Favor ler 1ª Timóteo 6:11-21

Tu, porém, ó homem de Deus”. O homem de Deus – e cada filho de Deus – deve andar continuamente contra a corrente deste mundo. Ele foge do que o mundo ama e busca: o dinheiro e as coisas que o dinheiro obtém (v.10). Ele segue o que agrada ao Senhor: justiça, piedade, , amor, constância, mansidão (v.11). Ele aguarda a Sua aparição, tempo em que tudo será manifestado (v.14).

O apóstolo não confunde os que são ricos (v.17) com os que querem ficar ricos (v.9). Mas ele projeta sobre os bens do “presente século” a luz eterna. O objeto de nossa confiança não são os dons, mas sim Aquele que os dá (v.17); o verdadeiro lucro é a piedade; as verdadeiras riquezas são as boas obras (v.18); o verdadeiro tesouro é um sólido fundamento para o futuro (v.19). que saibamos discernir e nos apoderar “da verdadeira vida” (v.19).

Foge...segue...combate... toma posse... são as exortações que encontramos em nossa leitura (vv.11-12).No v.20, a ordem final é particularmente solene: “E tu, ó Timóteo, guarda o que te foi confiado” (ver também o v. 14 e 2ª Timóteo 1:14).Tal é a exortação final sobre a qual convidamos cada um de nossos leitores a substituir o nome Timóteo pelo seu próprio.

COMENTÁRIOS

* N. Hom. 6. 11,12 A vida do ministro de Deus. 1) Negativamente – foge continuamente da avareza (foge, está no imperativo presente que implica em ação contínua). 2) Positivamente – segue continuamente os valores espirituais. (Segue, está no imperativo presente). 3) Em todas as circunstâncias – defende a fé, “combate o bom combate”. Cf a

107

Nenhum comentário: