segunda-feira, 7 de abril de 2008

COLOSSENSES PAG.81

Paulo era ministro do Evangelho (v.23b), mas também da Igreja (v.25). À custa de muitos sofrimentos ele trabalhava e se esforçava por ela (vv. 28-29). Ele anunciava os divinos mistérios, escondidos dos sábios e dos entendidos, mas revelados ao jovem crente (v.26; 2:2b; compare Efésios 3).

Nesta ocasião, observemos as numerosas semelhanças entre esta epístola aos colossenses e a escrita aos efésios. Mas enquanto nesta última o crente é visto assentado nas regiões celestiais em Cristo (Efésios 2:6). A epístola aos Colossenses o considera estando ainda na terra, tendo Cristo nele: a esperança da glória (v.27). Que maravilhoso pensamento! Ele, a quem “aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude” (v.19), habita agora no coração dos Seus. Compreendemos que, antes de mencionar os “raciocínios falazes”(Colossenses 2:4) e as imaginações do espírito humano, o apóstolo começa apresentando as excelentes realidades cristãs como para fazer notar o contraste. Sim, verdadeiramente temos em Cristotoda riqueza da forte convicção do entendimento” e “todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”(vv.2-3). Poderíamos encontrar alguma coisa mais fora dEle?

COMENTÁRIOS

1. 24 O que resta das aflições, não quer dizer que havia falta no sacrifício perfeito de Cristo, mas refere-se ao custo de aplicar o seu valor no mundo.

1.27Mistério (cf Ef. 3.6) é Cristo morando nos gentios através do Espírito Santo que é a garantia da glória do céu.

* N. Hom. 1.28 A responsabilidade do Ministério: 1) Anunciar Cristo; 2) Advertir contra o erro doutrinário e moral; 3) Ensinar toda a vontade de Deus (cf Mt 28.20); 4 Preparar todo homem para ser apresentado perante Deus.;

2.1 Grande luta (gr agõna), descreve a vida de oração do apóstolo.

2.3 Tesouros... ocultos. Os gnósticos se orgulhavam nas doutrinas secretas reservadas aos iniciados. Não, diz Paulo, “Toda verdadeira sabedoria está oculta em Cristo e por isso acessível a todos” (cf 1.18).


Texto áureo: Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.

(Colossenses 2.8).

Favor ler Colossenses 2:6-19

Estar ocupado com as glórias do Senhor Jesus é o meio de sermos “radicados e edificados” nEle (v.7). As raízes de uma árvore provêem tanto o seu alimento como a sua estabilidade (Provérbios 12:3). Se os cristãos não estão alicerçados e firmados na (1:23). Correm o risco de serlevados ao redor por todo vento de doutrina” (Efésios 4:14; comparar Mateus 13:21). Eram exatamente esses perigosos ventos que estavam soprando em Colossos: a filosofia, a tradição (v.8), o culto dos anjos (v.18), os mandamentos religiosos (v.22). todas essas coisas que o v.8 chama de vãs sutilezas. Com não menos imaginação, atualmente se inventam e abundam doutrinas e teorias. Acautelemo-nos de ouvir qualquer ensinamento que nos afaste da Palavra de Deus. O ini-

81

Nenhum comentário: